
-
A história
A tradicional montadora foi fundada no dia 1 de dezembro de 1914 na cidade de Bologna, na Itália, com o nome de Societá Anonima Officine Alfieri Maserati, pelos irmãos Alfieri, um piloto de automóvel profissional, Ettore, Ernesto e Bindo. No começo a empresa comercializava carros da marca Isotta-Fraschini’s, desenvolvia carros, especialmente motores, além de produzir velas de ignição. Em 1926, Alfiero, produziu o modelo para competição Tipo 26, primeiro carro conhecido como MASERATI e primeiro a levar a marca registrada do tridente, idéia do irmão Mario, inspirada na estátua de Netuno fincada numa praça de Bolonha. Três anos mais tarde, o piloto Borzacchini, pilotando uma MASERATI, estabeleceu o recorde mundial de velocidade atingindo 246.029 km/h. Era a publicidade que a montadora italiana precisa na época.
-
-
Em 1937, os irmãos venderam a empresa para a família Orsi da cidade de Modena, que mudou sua base para esta cidade. Apesar da venda, os irmãos Maserati continuaram como chefes de engenharia na empresa até 1944, quando Alfieri faleceu. Em 30 de maio de 1939 um carro MASERATI, pilotado por Wilbur Shaw, venceu as 500 milhas de Indianápolis, fato que se repetiria no ano seguinte. Durante a Segunda Guerra Mundial a empresa interrompeu sua produção de automóveis, retornando após o término do conflito com o lançamento no novo GT, o A6 1500. Em 1957, a MASERATI se sagrou campeã mundial de automobilismo com o modelo 250F pilotado por Juan Manuel Fangio. Porém, nesse mesmo ano abandonou as competições esportivas em virtude de sua delicada situação financeira.-
-Voltada exclusivamente para a criação e produção de automóveis comerciais, a montadora lançou o primeiro modelo sem fins de competição, chamado MASERATTI 3500GT, seguido pelo modelo Mistral em 1963 e a série Qattroporte, que como o nome sugeria, era um automóvel de quatro portas de grande porte. Nesta década a empresa passou a ter um suporte de desenvolvimento da montadora francesa Citröen. Com o suporte financeiro da montadora francesa, a MASERATI lançou o Bora no salão do automóvel de Genebra em 1971. Quase uma década depois, em março de 1981, a montadora italiana apresenta no Salão de Genebra, o modelo Biturbo, um cupê de luxo com linhas equilibradas e imponentes, que levava esse nome em alusão aos dois turbocompressores aplicados ao compacto motor V6 de 2.0 litros. Os europeus, e em particular os italianos, receberam bem a novidade. Logo se formaram enormes filas de espera e as unidades iniciais foram comercializadas com ágio. No entanto, problemas de qualidade e confiabilidade esfriaram o interesse pelo novo MASERATTI.-
-Enquanto buscava aprimorar esses aspectos, a marca investia na ampliação de sua linha. O primeiro quatro-portas da linha, chamado 420, adicionando classe, mas retirando esportividade do design. Dois anos mais tarde foi a vez da estréia do modelo Spyder, como o italianos custam chamar seus conversíveis. Nos anos seguintes, inúmeros modelos foram introduzidos, mas a marca já não possuía mais o glamour de antigamente.
-
-
Em 1997, a Ferrari comprou 50% da MASERATI e assumiu seu controle operacional da montadora. Teve início a renovação da fábrica, sob o comando de Luca di Montezemolo, de onde saíram o Quattroporte Evoluzione, uma nova versão do sedã de luxo Quattroporte, e o 3200 GT Coupé, o primeiro produto da MASERATI em sua nova fase. Em 1999 a Ferrari SpA assume totalmente o comando da Maserati e parte para uma revolucionária inovação da fábrica, não só em termos operacionais, tais como prédios, departamentos, maquinários, tecnologia, infra-estrutura, mas também em termos pessoais, buscando formar uma equipe motivada de profissionais altamente competentes, investindo em tecnologia, engenharia, design, marketing, vendas, pós-vendas e principalmente inovando seus produtos.-


-

Em 1997, a Ferrari comprou 50% da MASERATI e assumiu seu controle operacional da montadora. Teve início a renovação da fábrica, sob o comando de Luca di Montezemolo, de onde saíram o Quattroporte Evoluzione, uma nova versão do sedã de luxo Quattroporte, e o 3200 GT Coupé, o primeiro produto da MASERATI em sua nova fase. Em 1999 a Ferrari SpA assume totalmente o comando da Maserati e parte para uma revolucionária inovação da fábrica, não só em termos operacionais, tais como prédios, departamentos, maquinários, tecnologia, infra-estrutura, mas também em termos pessoais, buscando formar uma equipe motivada de profissionais altamente competentes, investindo em tecnologia, engenharia, design, marketing, vendas, pós-vendas e principalmente inovando seus produtos.-
O primeiro passo foi consolidar a marca e os produtos MASERATI nos mercados europeu, asiático e latino americano, onde iniciou um árduo trabalho de re-posicionamento da marca, que mesmo sendo tradicional, havia caído no esquecimento e se desgastado com o tempo devido aos períodos conturbados de sua história. Vencida esta primeira batalha no ano de 2000, a MASERATI partiu para a conquista do mercado Norte americano, um desafio emocionante, visto que a marca havia se retirado deste potencial mercado há cerca de dez anos. Sob o comando e experiência de Luca di Montezemolo, a MASERATI inicia a retomada do mercado americano fazendo uma verdadeira revolução em seus conceitos: a construção da Maserati North America, com novo posicionamento da marca, jovialidade da equipe, altos investimentos em marketing comunicação, tecnologia, design e releitura dos seus produtos, especialmente voltados para atingir em cheio o alvo e sob medida para o exigente consumidor norte-americano. Desse desafio nascem da fábrica de Modena, dois novos modelos absolutamente exuberantes, brindando o mundo dos esportivos com as novas Maserati Spyder, conversível e Coupè, com motor em alumínio e câmbio tipo F1, trazendo toda tecnologia e conhecimento da Ferrari de F1 ao conforto luxuoso das novas máquinas.
-
-
A linha do tempo1998● Lançamento da MASERATI 3200 GT, primeiro modelo desenvolvido depois da montadora ser adquirida pela Ferrari. O superesportivo é equipado com motor V8, de 3.2 litros, e 370 cv. de potência, acelerando de 0km a 100km em 5.12 segundos e atingindo a velocidade máxima de 280 km/h. Seu desempenho está aliado ao conforto, oferecendo amplo espaço para quatro pessoas, confortavelmente instaladas em bancos de couro inglês. Inicialmente, o nome deste “torpedo luxuoso” era para ser Mistral, mas, como um outro fabricante já possuía esta marca, a MASERATI optou pela denominação de 3200 GT, relembrando o antigo 3500 GT, lançado em 1957.
● Lançamento da MASERATI EVOLUZIONE (evolução), sedan de luxo de quatro portas, acelerava de 0 a 100 km/h em 5.8 segundos e atingia velocidade máxima de 270 km/h, com motor biturbo V8, de 3200 cc de cilindrada e potência de 335 cv.2002● Lançamento da MASERATI SPYDER, modelo especialmente desenvolvido para o mercado norte-americano. O conversível foi desenvolvido durante 3 anos e apresenta detalhes requintados: a capota de lona é totalmente eletrônica e leva poucos segundos para ser recolhida, não ocupando sequer um litro da capacidade do porta-malas. Durante o projeto foram tomadas atitudes para que reduzissem o consumo de combustível, além de atingir um nível de segurança surpreendente: além do tradicional santo Antonio, comum em conversíveis, conta com o controle elétrico e preciso na tração e na frenagem, além de quatro airbags. O motor é feito de alumínio e dotado de recursos como os comandos de válvulas variáveis, que mantêm os cilindros sempre cheios em qualquer rotação. São impressionantes 390 cavalos de potência.
-
● Lançamento da MASERATI EVOLUZIONE (evolução), sedan de luxo de quatro portas, acelerava de 0 a 100 km/h em 5.8 segundos e atingia velocidade máxima de 270 km/h, com motor biturbo V8, de 3200 cc de cilindrada e potência de 335 cv.2002● Lançamento da MASERATI SPYDER, modelo especialmente desenvolvido para o mercado norte-americano. O conversível foi desenvolvido durante 3 anos e apresenta detalhes requintados: a capota de lona é totalmente eletrônica e leva poucos segundos para ser recolhida, não ocupando sequer um litro da capacidade do porta-malas. Durante o projeto foram tomadas atitudes para que reduzissem o consumo de combustível, além de atingir um nível de segurança surpreendente: além do tradicional santo Antonio, comum em conversíveis, conta com o controle elétrico e preciso na tração e na frenagem, além de quatro airbags. O motor é feito de alumínio e dotado de recursos como os comandos de válvulas variáveis, que mantêm os cilindros sempre cheios em qualquer rotação. São impressionantes 390 cavalos de potência.
-
2003● Lançamento da MASERATI QUATTROPORTE V, que imediatamente conquistou a atenção da mídia e dos entusiastas por carros em razão de sua sofisticação e do design elegante, além de sua motorização – um 4.2 V8 (oito cilindros em “V”) de 400 cv (cavalos). Dados da marca indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 5.6 segundos e velocidade máxima de 270 km/h. Seu design leva a assinatura do Studio Pininfarina, que proporcionou a suas formas musculares e elegantes interior com senso de harmonia e personalidade, por meio do uso inteligente do estilo mais famoso da marca: o longo capô com sua grande e proeminente grade de radiador e atraentes faróis. O modelo já recebeu 29 prêmios da imprensa internacional, um sinal de popularidade na indústria e de público.-
2004● Lançamento da MASERATI MC12, um carro que a maserati desenvolveu para disputar corridas de turismo, como o campeonato FIA GT, e provas de prestígio como a 24 Horas de Le Mans e a série americana ALMS (American Le Mans Series). O nome MC12 vem das iniciais de Maserati Corse (corridas, em italiano) e 12 é o número de cilindros do motor. Feito em parceria com a Ferrari, o superesportivo tem traços que lembram os da “irmã” Ferrari Enzo, assinado pelo renomado estúdio chefiado por Giorgio Giugiaro, além de potência e sofisticação de sobra e a vantagem de vir com vidros elétricos. Como um legítimo targa, o MC12 pode ter a capota removida, mas isso não prejudica a rigidez torcional da estrutura, feita de fibra de carbono, Nomex (material leve e resistente) e subchassi de alumínio. A montadora usou o chamado “efeito solo”, que aproveita a pressão do ar em movimento para manter o carro firme nas curvas, afinal o motor com 12 cilindros em V a 65º tem seis litros e cilindrada, sendo capaz de gerar 630 cavalos com aceleração de 0 a 100 km/h em 3.8 segundos. Para atender ao regulamento da FIA, a fábrica precisou construir e vender 50 unidades homologadas para as ruas. Daí surgiu a versão Stradale. Entre 2004 e 2005, foram produzidos exatos 50 modelos, vendidos a US$ 800 mil cada um. O MC12 é vendido apenas nas cores oficiais da MASERATI: branco perolizado na parte superior e azul na inferior, enquanto a versão de corrida é toda azul.-
2005● Lançamento da MASERATI QUATTROPORTE EXECUTIVE GT, versão executiva e luxuosa da famosa linha Quattroporte com apliques de madeira de lei no interior, grade dianteira e saídas de ar laterais cromadas, rodas de 19 polegadas, e volante em couro e madeira.
● Lançamento da MASERATI QUATTROPORTE SPORT GT, versão esportiva e luxuosa da famosa linha Quattroporte equipada com rodas de 20 polegadas, acabamento interno no padrão titânio, volante esportivo e pedais de alumínio.2007● Lançamento da MASERATI GRANTURISMO, um cupê superesportivo para quatro pessoas com conforto de sedan de luxo desenvolvido em parceria com a Ferrari. O novo esportivo italiano remete ao A6 GranTurismo, estilizado lançado em 1947, dando origem a uma linhagem de grande sucesso nos anos 50. O GranTurismo também leva assinatura do estúdio Pininfarina. Seu motor é um Ferrari 4.2 V8 de 405 cv, acoplado a câmbio automático ZF de seis marchas, com opção de trocas manuais por aletas atrás do volante. A tração é traseira. Quanto a aceleração: de 0 a 100 km/h em 5.2 segundos, com velocidade final de 285 km/h.
● Lançamento da MASERATI QUATTROPORTE AUTOMATICA, equipado com um motor V8 de 4.2 litros com 400 cavalos de potência e uma velocidade máxima de 270 km/h, acelerando de 0 a 100 km/h em 5.6 segundos. Sua principal inovação é a caixa de transmissão hidráulica de seis velocidades com a sexta marcha alongada para reduzir consumo e ruído.
2008
● Apresentação da MASERATI QUATTROPORTE COLLEZIONE CENTO, que como o próprio nome já indica, é uma série limitada a 100 unidades. A versão traz uma cor marfim diferenciada, interior de couro com nova tonalidade e sistema multimídia de entretenimento. Com ele, os ocupantes podem desfrutar de acesso à internet e exibição de filmes em DVD, que aparecem numa tela de 10,4” touch screen (comando por meio de toques). Além disso, há as “básicas” entradas USB e auxiliar (para iPod).-
● Lançamento da MASERATI QUATTROPORTE SPORT GT, versão esportiva e luxuosa da famosa linha Quattroporte equipada com rodas de 20 polegadas, acabamento interno no padrão titânio, volante esportivo e pedais de alumínio.2007● Lançamento da MASERATI GRANTURISMO, um cupê superesportivo para quatro pessoas com conforto de sedan de luxo desenvolvido em parceria com a Ferrari. O novo esportivo italiano remete ao A6 GranTurismo, estilizado lançado em 1947, dando origem a uma linhagem de grande sucesso nos anos 50. O GranTurismo também leva assinatura do estúdio Pininfarina. Seu motor é um Ferrari 4.2 V8 de 405 cv, acoplado a câmbio automático ZF de seis marchas, com opção de trocas manuais por aletas atrás do volante. A tração é traseira. Quanto a aceleração: de 0 a 100 km/h em 5.2 segundos, com velocidade final de 285 km/h.
● Lançamento da MASERATI QUATTROPORTE AUTOMATICA, equipado com um motor V8 de 4.2 litros com 400 cavalos de potência e uma velocidade máxima de 270 km/h, acelerando de 0 a 100 km/h em 5.6 segundos. Sua principal inovação é a caixa de transmissão hidráulica de seis velocidades com a sexta marcha alongada para reduzir consumo e ruído.
2008
● Apresentação da MASERATI QUATTROPORTE COLLEZIONE CENTO, que como o próprio nome já indica, é uma série limitada a 100 unidades. A versão traz uma cor marfim diferenciada, interior de couro com nova tonalidade e sistema multimídia de entretenimento. Com ele, os ocupantes podem desfrutar de acesso à internet e exibição de filmes em DVD, que aparecem numa tela de 10,4” touch screen (comando por meio de toques). Além disso, há as “básicas” entradas USB e auxiliar (para iPod).-
As competiçõesAs competições sempre foram muito importantes na história da MASERATI. Entre 1926 e 1957, a montadora teve intensa participação em competições automobilísticas: foram conquistados 23 títulos em diferentes campeonatos; entre eles 32 grandes prêmios de Fórmula 1 e 2 vitórias consecutivas nas 500 Milhas de Indianápolis. Em 1957, o piloto Juan Manuel Fangio conquistou o título do Campeonato Mundial de Fórmula 1, guiando uma MASERATI 250F, ao vencer o Grande Prêmio da Alemanha, disputado no autódromo de Nurburgring, no dia 4 de agosto. Mas também foi o ano em que a montadora retirou-se das pistas. Na última corrida uma faixa segurada por mecânicos, e pilotos em Monza dizia: “Grazie per tutti, Maserati!”.
-
-
Marketing de velocidade
Uma das principais ferramentas de marketing da montadora italiana é o MASERATI TROFEO, um campeonato monomarca da MASERATI. Antes do lançamento oficial da competição, chamada oficialmente de Trofeo Vodafone Maserati, e do carro, foi constituída a Ufficio Maserati Corse, sob o comando de Claudio Berro e Giorgio Ascanelli, ambos com larga experiência em F-1, responsável pela idealização e coordenação do campeonato. Ainda no primeiro semestre de 2002, foram iniciados exaustivos testes com o Maserati Trofeo, um carro de competição derivado do modelo Maserati Coupè Cambiocorsa, com o mesmo motor V8, aspirado, de 4.2 litros, mas com 413 cavalos de potência, mais leve (1.370 Kg contra 1.580 Kg) e com introdução de kits de sistema aerodinâmico, de frenagem, de segurança e de suspensão. A velocidade final chega a 285 Km/h.
-
-
O primeiro teste, aliás, foi feito pelo piloto brasileiro Luciano Burti, em Fiorano. Seguiram-se as avaliações de Luca Badoer, Fabrizio Giovanardi, Fábio Babini, Rubens Barrichello, Michael Schumacher e Felipe Massa, em circuitos como Ímola, Mugello, Vallelunga, Nürburgring e Varano de Mellegari. O primeiro campeonato aconteceu em 2003, com a participação de 26 carros e pilotos, também chamados de Gentlemen Drivers (chamados assim porque eles não são proprietários dos carros, participam por meio do sistema de aquisição de cotas - três temporadas custam US$ 155 mil, mais R$ 32 mil por prova a título de manutenção dos carros), nos circuitos mais famosos de Itália, do Reino Unido, Alemanha, França e Espanha. Em 2004 a competição ganhou a versão brasileira, seguindo os mesmos fundamentos da competição européia, ou seja, proporcionar aos pilotos a comodidade de possuir toda infra-estrutura esportiva, técnica e de logística, pelo simples prazer de guiar.
-
-
Os slogansExcellence through passion. (2008)
Move in different circles. (2003)
The legend continues. (1998)
You only live once. Do it in a Maserati. (1991)
The Italian tradition. (1984)
-
Move in different circles. (2003)
The legend continues. (1998)
You only live once. Do it in a Maserati. (1991)
The Italian tradition. (1984)
-
Dados corporativos
● Origem: Itália● Fundação: 1 de dezembro de 1914
● Fundador: Os irmãos Maserati
● Sede mundial: Modena, Itália● Proprietário da marca: FIAT● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Luca Cordero di Montezemolo
● CEO: Harald J. Wester ● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Produção: 8.600 unidades (2008)
● Presença global: 80 países● Presença no Brasil: Sim● Maiores mercados: Estados Unidos, Itália, Reino Unido e Alemanha
● Funcionários: 1.000● Segmento: Automotivo
● Principais produtos: Carros esportivos● Ícones: O tridente
● Fundador: Os irmãos Maserati
● Sede mundial: Modena, Itália● Proprietário da marca: FIAT● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Luca Cordero di Montezemolo
● CEO: Harald J. Wester ● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Produção: 8.600 unidades (2008)
● Presença global: 80 países● Presença no Brasil: Sim● Maiores mercados: Estados Unidos, Itália, Reino Unido e Alemanha
● Funcionários: 1.000● Segmento: Automotivo
● Principais produtos: Carros esportivos● Ícones: O tridente
● Slogan: Excellence Through Passion.● Website: www.maserati.com
-
A marca no mundoA MASERATI, que atualmente pertence a Ferrari, é uma das marcas de automóveis mais exclusivas do mundo, feita para poucos que podem pagar os altos preços de seus carros. A montadora italiana, tradicionalmente instalada na cidade italiana de Módena, vendeu 8.600 veículos em 2008, 17% a mais do que no ano anterior. O mercado que mais comprou carros da MASERATI foi o americano que absorveu mais de 2.600 veículos, seguido da Itália com 779 modelos. Em terceiro lugar está o Reino Unido com 611 unidades seguido por Alemanha e Japão.-Você sabia?● As cores oficiais da tradicional montadora é azul e branca. Essa combinação tradicional foi usada desde o início dos anos 60, pela equipe América Camoradi, que tinha Stirling Moss como piloto do famoso MSERATI Tipo 60-61.-
-As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).-
-As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).-
VOLTAR A LISTA