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A história
A Goodyear Tire & Rubber Company foi fundada em 29 de agosto de 1898 por Frank Seiberling, com US$ 3.500 que pediu emprestado à seu cunhado Lucius C. Miles, nas margens do rio Little Cuyahoga na cidade de Akron, estado americano de Ohio, contando com apenas 13 funcionários e produzindo pneus para bicicletas, carruagens, revestimentos para ferraduras, anéis vedantes para enlatados, mangueiras e até fichas de pôquer. O nome GOODYEAR foi dado em homenagem ao pioneiro Charles Goodyear, inventor do processo de vulcanização da borracha. Em seu primeiro ano a empresa faturou US$ 8.246,00. Já no ano seguinte, adiciona a sua linha de produtos os pneus para automóveis.
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Sua história começaria a mudar quando em 1901 Seiberling ofereceu ao jovem Henry Ford, pneus para serem utilizados em seu carro de corrida. Era o início da marca em competições automobilísticas. Nessa primeira década do século 20 a economia americana, em especial a indústria automobilística, crescia exponencialmente e a GOODYEAR também. O slogan da época, "Mais gente roda com pneus Goodyear", aplicava-se perfeitamente ao cenário: em 1905 circulavam 78 mil carros no país; três anos depois esse número subiu para 198 mil. Já em 1908, quando os modelos FORD T saiam da linha de produção eram equipados com pneus da marca. Em 1909 foi desenvolvido o primeiro pneu pneumático para aviões. Sua expansão internacional começou em 1910 com a inauguração de uma nova fábrica na cidade canadense de Bowmanville. Dois anos depois seus escritórios em Londres são abertos, iniciando sua escalada no mercado europeu. A empresa expandiu suas atividades na Primeira Guerra Mundial, a partir de 1914, passando a fabricar máscaras contra gases, balões e dirigíveis, utilizados para observação das posições inimigas na guerra.
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Seu projeto de pneu, em 1916, colocou a empresa na liderança das vendas no mercado americano e aos poucos transformou o nome GOODYEAR em sinônimo de borracha. Ao final da guerra, em 1918, mais forte e diversificada, a empresa vislumbrou as enormes possibilidades de expansão internacional. No ano seguinte, os carro que conquistou a vitória na tradicional prova automobilística das 500 milhas de Indianápolis estava equipado com pneus GOODYEAR. Esse fato gerou uma enorme repercussão e popularidade para a marca.
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A década de 20 foi marca pelo início da tradição da empresa em construir dirigíveis (1925), passando a produzir os famosos Goodyear Zeppelin em 1929. Nesta época a GOODYEAR já era a maior fábrica de pneus e borracha do mundo. Durante a Segunda Guerra Mundial a GOODYEAR forneceu para o exército americano produtos como botes infláveis, pneus e roupas flutuantes, direcionando toda sua produção para esses itens. No ano de 1951, a empresa atingiu duas marcas importantes: suas vendas superam US$ 1 bilhão, além de atingir a marca dos 500 milhões de pneus produzidos desde sua fundação. Nos anos seguintes a empresa abriu subsidiárias em vários países, ingressou em novos mercados e produziu seu bilionésimo pneu em 1963. Além disso, a GOODYEAR intensificou a abertura de seus próprios centros de vendas e troca de pneus. Em 1968, o foguete Apollo 7 estava equipado com pneus da marca americana.
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O crescimento desta nova expansão internacional foi refletido no início da década de 70, quando as vendas de pneus geraram um faturamento de US$ 5 bilhões e a empresa possuía operação em 34 países. Em 1978, a fábrica original na cidade de Akron foi transformada em um Centro Técnico para pesquisas e design. Neste mesmo ano, a empresa se tornou pioneira em novas utilizações para pneus velhos como materiais de construção para mais de 2.000 recifes artificiais e paredões flutuantes, protegendo portos e fornecendo habitats à vida marinha. Em meados dos anos 80, o faturamento da GOODYEAR já atingia US$ 10 bilhões. A década de 90 tem início com uma enorme reestruturação para que a empresa pudesse se expandir para novos mercados no mundo. Em 1999, a GOODYEAR constituiu uma aliança global a japonesa Sumitomo Rubber. Esta aliança voltava a colocar a empresa americana como maior fabricante mundial de pneus. A aliança, que passa para a GOODYEAR os direitos da marca de pneus Dunlop na maior parte do mundo, estabeleceu seis joint ventures na Europa, Japão e América do Norte. Recentemente, em 2008, a GOODYEAR foi apontada em pesquisas realizadas na América do Norte, como um das marcas mais respeitadas e admiradas pelos americanos.
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A linha do tempo1908
● Apresenta o seu primeiro pneu antiderrapagem para todas as condições climáticas.1932● Desenvolvimento do primeiro disco hidráulico de freios para aviões.
1934
● Lançou os pneus especiais para serem utilizados em condições adversas, como na lama ou na neve.
1937
● Desenvolveu o primeiro pneu de borracha sintética dos Estados Unidos
1947
● Desenvolve os primeiros pneus de nylon.
● Apresenta o seu primeiro pneu antiderrapagem para todas as condições climáticas.1932● Desenvolvimento do primeiro disco hidráulico de freios para aviões.
1934
● Lançou os pneus especiais para serem utilizados em condições adversas, como na lama ou na neve.
1937
● Desenvolveu o primeiro pneu de borracha sintética dos Estados Unidos
1947
● Desenvolve os primeiros pneus de nylon.
1959
● Lançamento do Terra, primeiro pneu da empresa desenvolvido especificamente para os populares carrinhos de golfe.
1977
● Lançado no mercado o pneu radial The Tiempo, especificamente desenvolvido para ser utilizado em qualquer condição climática.
1981
● Lançamento da nova linha de pneus da família Eagle de alta performance.1987● Lançamento do ZR-S, um pneu desenvolvido especificamente para alta velocidade. Esse pneu era indicando e foi concebido para funcionar a velocidades acima de 240 km/h.1992● Introdução do Aquatred, um pneu especialmente desenvolvido para proporcionar mais aderência em terrenos molhados. Com os seus sulcos profundos exclusivos, este pneu impõe novos padrões na tração em piso molhado. Tornou-se o pneu mais premiado na história do setor.
1977
● Lançado no mercado o pneu radial The Tiempo, especificamente desenvolvido para ser utilizado em qualquer condição climática.
1981
● Lançamento da nova linha de pneus da família Eagle de alta performance.1987● Lançamento do ZR-S, um pneu desenvolvido especificamente para alta velocidade. Esse pneu era indicando e foi concebido para funcionar a velocidades acima de 240 km/h.1992● Introdução do Aquatred, um pneu especialmente desenvolvido para proporcionar mais aderência em terrenos molhados. Com os seus sulcos profundos exclusivos, este pneu impõe novos padrões na tração em piso molhado. Tornou-se o pneu mais premiado na história do setor.
● Também neste ano, apresenta o primeiro equipamento original de pneu com capacidade para continuar rodando mesmo depois de furado. Mesmo depois de perder toda a pressão, o GOODYEAR GS-C EMT (Extended Mobility Tire) pode ser conduzido durante aproximadamente 80 quilômetros com velocidades de até de 90 km/h.
1996
● Apresentação do Infinitred, primeiro pneu com garantia vitalícia em relação ao desgaste.
2000
● Introdução do Aquatred 3, uma evolução do modelo original. O novo pneu oferece melhoria em relação à tração em piso seco e molhado, a condução, ao conforto e ao desgaste.2001● Lançamento do pneu GT3, primeiro no mundo a ser fabricado utilizando um composto derivado do milho.
2004
● Introdução do UltraGrip 6, que estabelece um novo padrão de performance e oferece melhores níveis de segurança, controle, capacidade de condução e aderência em piso molhado, seja com neve ou gelo.
● Também introduziu no mercado o pneu HydraGrip, que graças à tecnologia patenteada de perfil, proporciona um excelente contato com o piso na frenagem, mesmo em situações de emergência em caso de pisos molhados.
2005
● Introdução do Excellence, novo pneu de performance 3 em 1: segurança, conforto e performance. O revolucionário pneu incorpora três tecnologias em um único pneu, oferecendo uma condução mais segura, com fantástica performance e uma excepcional sensação de conforto.
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1996
● Apresentação do Infinitred, primeiro pneu com garantia vitalícia em relação ao desgaste.
2000
● Introdução do Aquatred 3, uma evolução do modelo original. O novo pneu oferece melhoria em relação à tração em piso seco e molhado, a condução, ao conforto e ao desgaste.2001● Lançamento do pneu GT3, primeiro no mundo a ser fabricado utilizando um composto derivado do milho.
2004
● Introdução do UltraGrip 6, que estabelece um novo padrão de performance e oferece melhores níveis de segurança, controle, capacidade de condução e aderência em piso molhado, seja com neve ou gelo.
● Também introduziu no mercado o pneu HydraGrip, que graças à tecnologia patenteada de perfil, proporciona um excelente contato com o piso na frenagem, mesmo em situações de emergência em caso de pisos molhados.
2005
● Introdução do Excellence, novo pneu de performance 3 em 1: segurança, conforto e performance. O revolucionário pneu incorpora três tecnologias em um único pneu, oferecendo uma condução mais segura, com fantástica performance e uma excepcional sensação de conforto.
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Goodyear BlimpsPergunte a alguém se já viu um dirigível. Apesar deste tipo de aeronave não ser mais usado para transporte desde 1960, é grande a probabilidade de ouvir um sonoro sim como resposta. E, entre as pessoas que responderem afirmativamente, a possibilidade de terem visto um “Blimp da Goodyear” é maior ainda. Os dirigíveis já são uma tradição da GOODYEAR há mais de 70 anos. Eles percorrem mais de 200 mil milhas por ano em todo o mundo. O primeiro dirigível, da empresa, batizado de Akron, foi construído em 1911. Em 1925, a empresa obteve licença oficial do governo e se tornou a primeira operadora comercial de dirigíveis dos Estados Unidos. Nesta época, a Marinha e o Exército costumavam encomendar dirigíveis para a realização de serviços auxiliares.
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Durante a II Guerra Mundial, por exemplo, estes equipamentos foram utilizados como patrulha anti-submarina. Somente em 1962 as forças armadas norte-americanas desativaram o blimp para fins militares. Desde 1925, os dirigíveis da GOODYEAR são utilizados para fins comerciais. O primeiro dirigível civil da empresa foi o Pilgrim (Pelegrino, em português), que contava apenas com um motor, mas já era inflado com hélio. Em 1928 surgiu o Puritan, com dois motores, que serviu de modelo para sua frota. Volunteer, Mayflower e Vigilant são alguns dos dirigíveis que vieram depois. O primeiro blimp com painel luminoso na lateral foi o Defender em 1930. Atualmente, embora não construa mais seus blimps, a GOODYEAR mantém uma frota de três deles, além do recém lançado Ventura (que está aqui no Brasil). São eles: Spirit of Goodyear, baseado em Akron, estado americano de Ohio; Stars & Stripes, localizado em Pompano Beach (Flórida); e o Spirit Of the Americas que está localizado na cidade de Carlson na Califórnia. Ao longo da história, a companhia produziu mais de 347 blimps voltados, principalmente, às ações institucionais da marca.-
-Pé aladoO símbolo da marca GOODYEAR, uma “bota com asas”, conhecido como WINGFOOT, foi inspirado na estátua de Mercúrio, Deus mitológico chamado pelos gregos de Hermes, que o fundador da empresa, tinha em sua residência em forma de estátua. O símbolo foi introduzido em seu logotipo no meio do nome da empresa. O primeiro anúncio comercial em que o símbolo aparecia em seu logotipo foi veiculado no jornal Saturday Evening Post em 1901. Acompanhe abaixo a evolução do famoso logotipo da GOODYEAR.-
-Os slogansMore people ride on Goodyear tires than on any other kind. (1916)More Good Years In Your Car.Goodyear. We discover, you explore.The Best Tires in the World have Goodyear written all over them.
When snow says no, Goodyear says GO! Go, go, Goodyear! (1963)You Either Have Goodyear Eagles, Or You Need Them.
On the Wings of Goodyear. (Nas Asas da Goodyear, 2001)
Get There. (2007)-
-Dados corporativos● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 29 de agosto de 1898
● Fundador: Frank Seiberling
● Sede mundial: Akron, Ohio● Proprietário da marca: The Goodyear Tire & Rubber Company
● Capital aberto: Sim
● Chairman, CEO & Presidente: Robert Keegan
● Faturamento: US$ 16.3 bilhões (2009)
● Lucro: - US$ 375 milhões (2009)
● Valor de mercado: US$ 3.1 bilhões (abril/2010)
● Fábricas: + 60● Revendedores e Auto Centers: + 1.500
● Presença global: 200 países● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 69.000
● Segmento: Pneumático● Principais produtos: Pneus para todos os tipos de transporte, correias e mangueiras● Subsidiárias: Dunlop, Kyle Tyres, Fulda e Sava● Ícones: A bota alada de seu logotipo
● Slogan: Get There.● Website: www.goodyear.com
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A marca no mundoHoje, a GOODYEAR, terceira maior produtora de pneus do planeta, possui mais de 60 fábricas em 25 países e mais de 1.500 auro centers, empregando 69.000 pessoas com faturamento de quase US$ 20 bilhões. Além de fabricar pneus (seu protifólio conta com mais de 400 tipos diferentes) para a indústria automobilística e de aviação, produz correias, mangueiras, mangotes e outros produtos derivados da borracha. Cerca de 80% de suas vendas são provenientes dos pneus de reposição e o resto das compras de montadoras. A empresa ocupa a posição de número 114 no ranking da revista FORTUNE 500 (empresas de maior faturamento no mercado americano).
-Você sabia?● Em 1970 o MET (transportador de equipamento modular) da nave Apollo 14 estava equipado com pneus XLT da GOODYEAR.
--As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).-
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● Fundação: 29 de agosto de 1898
● Fundador: Frank Seiberling
● Sede mundial: Akron, Ohio● Proprietário da marca: The Goodyear Tire & Rubber Company
● Capital aberto: Sim
● Chairman, CEO & Presidente: Robert Keegan
● Faturamento: US$ 16.3 bilhões (2009)
● Lucro: - US$ 375 milhões (2009)
● Valor de mercado: US$ 3.1 bilhões (abril/2010)
● Fábricas: + 60● Revendedores e Auto Centers: + 1.500
● Presença global: 200 países● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 69.000
● Segmento: Pneumático● Principais produtos: Pneus para todos os tipos de transporte, correias e mangueiras● Subsidiárias: Dunlop, Kyle Tyres, Fulda e Sava● Ícones: A bota alada de seu logotipo
● Slogan: Get There.● Website: www.goodyear.com
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A marca no mundoHoje, a GOODYEAR, terceira maior produtora de pneus do planeta, possui mais de 60 fábricas em 25 países e mais de 1.500 auro centers, empregando 69.000 pessoas com faturamento de quase US$ 20 bilhões. Além de fabricar pneus (seu protifólio conta com mais de 400 tipos diferentes) para a indústria automobilística e de aviação, produz correias, mangueiras, mangotes e outros produtos derivados da borracha. Cerca de 80% de suas vendas são provenientes dos pneus de reposição e o resto das compras de montadoras. A empresa ocupa a posição de número 114 no ranking da revista FORTUNE 500 (empresas de maior faturamento no mercado americano).
-Você sabia?● Em 1970 o MET (transportador de equipamento modular) da nave Apollo 14 estava equipado com pneus XLT da GOODYEAR.
--As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).-
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