MINI
Reconhecido de imediato: Compacto na frente, igualmente compacto na traseira, ainda assim com espaço de sobra para acomodar 4 pessoas confortavelmente. Este design faz do MINI único como as pessoas que o dirigem. Ele tinha tudo para passar despercebido pelo mercado quando foi lançado. A começar pelo tamanho. Mas virou uma lenda, que conquistou Hollywood, os Beatles e até mesmo a sisuda monarquia britânica. Um carro que ficou mundialmente conhecido pelo seriado Mr. Bean e pelas campanhas ousadas e criativas da agência americana Crispin Porter + Bogusky.

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Tudo começou quando o engenheiro de origem turca, Alec Arnold Constantine Issigonis, da montadora britânica Morris, foi convocado, em virtude da grave crise do petróleo no final da década de 50, a fazer um carro pequeno, com no máximo três metros de comprimento, que transportasse quatro adultos com relativo conforto, barato e que consumisse pouquíssima gasolina. Ele sabia que a quarta razão para se fabricar o automóvel era a que de fato importava. O carro, com o nome de código ADO 15 (sendo ADO a sigla de Austin Drawing Office, ou departamento de estudos da empresa, e 15 o número do projeto), foi desenhando e desenvolvido em tempo recorde. Dois protótipos foram construídos e em julho de 1958, Alec, convidou o diretor-gerente da montadora, Sir Leonard Lord, para testá-lo. O pequeno carro entusiasmou Sir Lord, que determinou sua produção imediatamente. Finalmente no dia 8 de maio de 1959 o mercado inglês conhecia um carrinho pequeno (media apenas 3,05 metros de comprimento), leve (pesava somente 620 kg), com inovações como carroceria monobloco, motor transversal, tração dianteira, suspensão sem amortecedores e rodas de 10 polegadas, que se tornaria um ícone da indústria britânica. No dia 26 de agosto de 1959 o pequeno automóvel, apresentado ao público curiosamente com dois nomes, Austin Seven e Morris Mini Minor, já estava à venda por apenas £496.
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- -O automóvel impressionava pelo aproveitamento do espaço e pela estabilidade. Mas talvez a mudança de conceito mais admirável, e que fez dele uma lenda da indústria automobilística, tenha sido a utilização de solda externa da carenagem. Dividida em pequenas peças, podia ser toda encaixada pelos cantos. E manualmente. O resultado foi uma drástica diminuição nos custos. O Mini, como o veículo foi oficialmente batizado, poderia chegar às lojas com um preço imbatível, pouquíssimo superior ao de produção. Era um automóvel genial, mas o sucesso não veio de imediato. Uma conta equivocada fez com que os primeiros lotes do carro fossem ofertados com preço abaixo de custo, e as perdas da BMC (British Motor Company) foram bastante razoáveis. O sucesso de público, e crítica, somente piorava a situação. E a direção da empresa pensou em acabar com o projeto. A década seguinte seria de redenção para a British Motor Company. O público estava dividido. Mas seu poder de sedução era tão grande que aqueles que o compravam, espalhavam a boa notícia das qualidades daquele carrinho tão simpático. Sua crescente popularidade coincidiu com os “loucos” anos 60, transformando-se em objeto do desejo de artistas de cinema e consagrando-se em uma seqüência célebre de perseguição no filme “The Italian Job” (1969), com Michael Caine e Margaret Blye. Agilidade sempre foi o forte do pequeno carro. Ele era capaz de vencer as mais estreitas ruelas européias, podia ser manobrado no espaço de meia rua e cabia em qualquer lugar. É preciso que se admita: o carro de Sir Alec deve muito de seu sucesso a um adjetivo pouco convencional, chamado na época de “classlessness”.-
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Decididamente criado para as massas, o Mini era tão carismático que, no início dos anos 60, já contava entre seus fãs com duas instituições britânicas. Acostumada com Rolls-Royce e Bentley luxuosíssimos, a Rainha Elizabeth II tinha um Mini prateado. Os Beatles também circulavam com o carrinho. Também era um carro excelente para disputar provas de velocidade. Uma questão de tempo até aparecer alguém disposto a fazer algumas modificações e colocá-lo à prova. O rapaz se chamava John Cooper, filho de Charles Cooper, dono da Cooper Car Company, especializada em carros de corrida. Assim que o primeiro lote do automóvel ficou pronto, o empresário adquiriu algumas unidades para testes. Primeiro turbinou o motor, subindo a potência para 997 cilindradas. Também mudou o sistema de freios, e rebaixou o chassi para dar mais estabilidade. Foi o grande vencedor do Rali de Monte Carlo de 1964. A imprensa européia estampava manchetes alucinadas: “Um milagre sobre roda”. O sucesso do modelo foi tamanho que a fábrica resolveu colocá-lo à venda.
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Decididamente criado para as massas, o Mini era tão carismático que, no início dos anos 60, já contava entre seus fãs com duas instituições britânicas. Acostumada com Rolls-Royce e Bentley luxuosíssimos, a Rainha Elizabeth II tinha um Mini prateado. Os Beatles também circulavam com o carrinho. Também era um carro excelente para disputar provas de velocidade. Uma questão de tempo até aparecer alguém disposto a fazer algumas modificações e colocá-lo à prova. O rapaz se chamava John Cooper, filho de Charles Cooper, dono da Cooper Car Company, especializada em carros de corrida. Assim que o primeiro lote do automóvel ficou pronto, o empresário adquiriu algumas unidades para testes. Primeiro turbinou o motor, subindo a potência para 997 cilindradas. Também mudou o sistema de freios, e rebaixou o chassi para dar mais estabilidade. Foi o grande vencedor do Rali de Monte Carlo de 1964. A imprensa européia estampava manchetes alucinadas: “Um milagre sobre roda”. O sucesso do modelo foi tamanho que a fábrica resolveu colocá-lo à venda.
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Em 1964, foram vendidas mais de mil unidades. Quando a linha de montagem do Mini Cooper fechou as portas, em 1967, o carro contabilizava mais de 12 mil unidades vendidas. Nesse meio tempo, John Cooper aproveitou para criar outro modelo ainda mais esportivo, com 1.071 cilindradas. Ficou conhecido como Mini Cooper S (de Sport), vendendo mais de 4 mil unidades em menos de um ano. Em 1970, os emblemas da Austin e da Morris desaparecem do novo modelo. A partir de agora os carros chamam-se simplesmente Mini (escritos com letras minúsculas). A globalização do Mini conheceria seu ápice em 1972, quando o modelo Cooper passou a ser fabricado pela fábrica Innocenti na Itália. Nascia assim o Innocenti Cooper, um mito de Milão à Sicília. Nesta época, o pequeno automóvel já ocupava a garagem de mais de 3 milhões de consumidores, sendo produzido sob licença na Austrália, Portugal e Itália, e também na África do Sul, Chile, Uruguai, Espanha, Venezuela e Iugoslávia. Outro fato interessante da época é que, segundo estimativas da fábrica, as mulheres respondiam por 50% das vendas. O aniversário de 25 anos – em 1984 – foi comemorado com uma versão especial, equipada com rodas de 12 polegadas. Daí em diante, o tempo passaria rápido, com incrementos na segurança e conforto.-
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Foi somente no ano de 2000 que o pequeno automóvel saiu de cena para dar lugar ao novo MINI, reinterpretado e fabricado com a chancela da BMW. A marca e o modelo são as únicas heranças da britânica Rover, após sua venda para o grupo alemão em 1984. O carro era tão apaixonante, ao ponto da montadora alemã ter vendido a Rover, mas mantido os direitos sob a marca MINI. O novo modelo era sucessor direto do clássico de 1959. Essa nova geração unia tecnologia de ponta, modernos e eficientes padrões de segurança e qualidade, assim como a tradição dos valores da marca MINI, tais como otimização do espaço interior aliado a um exterior de dimensões compactas. O novo modelo foi totalmente desenvolvido na Europa, com design e engenharia elaborados na Alemanha e Reino Unido, sendo produzido segundo os padrões de qualidade do Grupo BMW. A maior diferença para o MINI clássico era mesmo o preço. O carro agora valia o peso de sua história mítica. A fim de distinguir o novo modelo do antigo, passou-se a denominar MINI (com letras maiúsculas).
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Em 2001, para incrementar ainda mais seu valioso produto, a montadora apresentou um modelo mais potente e esportivo, o MINI Cooper S, um carro com ar mais agressivo e um motor mais potente. Três anos depois surgia a versão conversível, chamada MINI Cooper Cabrio. A partir de 2011, a marca MINI estará de volta as corridas de rali, que junto com a equipe Prodrive (uma das maiores especialista em preparar carros offroad), irá participar de algumas etapas do WRC (Campeonato Mundial de Rali). O modelo escolhido para representar a MINI no WRC é Countryman. Além de vender seu carro para outras equipes, a montadora planeja em 2012 correr com uma equipe oficial.-
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Foi somente no ano de 2000 que o pequeno automóvel saiu de cena para dar lugar ao novo MINI, reinterpretado e fabricado com a chancela da BMW. A marca e o modelo são as únicas heranças da britânica Rover, após sua venda para o grupo alemão em 1984. O carro era tão apaixonante, ao ponto da montadora alemã ter vendido a Rover, mas mantido os direitos sob a marca MINI. O novo modelo era sucessor direto do clássico de 1959. Essa nova geração unia tecnologia de ponta, modernos e eficientes padrões de segurança e qualidade, assim como a tradição dos valores da marca MINI, tais como otimização do espaço interior aliado a um exterior de dimensões compactas. O novo modelo foi totalmente desenvolvido na Europa, com design e engenharia elaborados na Alemanha e Reino Unido, sendo produzido segundo os padrões de qualidade do Grupo BMW. A maior diferença para o MINI clássico era mesmo o preço. O carro agora valia o peso de sua história mítica. A fim de distinguir o novo modelo do antigo, passou-se a denominar MINI (com letras maiúsculas).
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Em 2001, para incrementar ainda mais seu valioso produto, a montadora apresentou um modelo mais potente e esportivo, o MINI Cooper S, um carro com ar mais agressivo e um motor mais potente. Três anos depois surgia a versão conversível, chamada MINI Cooper Cabrio. A partir de 2011, a marca MINI estará de volta as corridas de rali, que junto com a equipe Prodrive (uma das maiores especialista em preparar carros offroad), irá participar de algumas etapas do WRC (Campeonato Mundial de Rali). O modelo escolhido para representar a MINI no WRC é Countryman. Além de vender seu carro para outras equipes, a montadora planeja em 2012 correr com uma equipe oficial.-

A linha do tempo1959
● Primeira vitória da montadora no Mini Miglia National Rally, com um Mini 850 dirigido por Pat Moss, a primeira mulher a participar de um competição internacional de rali.
1961
● Lançamento da simpática perua COUNTRYMAN, que, dependendo do acabamento, trazia decoração com madeira nas laterais e, derivada desta, veio a TRAVELLER, versão rústica para trabalho e transporte leve que tinha chapas no lugar dos vidros traseiros.
● Lançamento em janeiro da versão caminhonete, chamada de Mini PICK-UP.
● A primeira versão esportiva, Mini Cooper, é introduzida no mercado.1962● Em janeiro o Austin Seven passa a ser conhecido oficialmente como o AUSTIN MINI.
1963
● Lançamento do Mini COPPER S, com um motor de 1071cc, versão mais potente e esportiva do carro.
1964
● Lançamento do jipinho Mini MOKE, destinado em princípio ao uso militar para pára-quedistas. Foi recusado pelas forças armadas por ser baixo e não ter opção de tração nas quatro rodas. Mas na versão civil, com capota de lona, fez enorme sucesso na Austrália, África do Sul, na Costa Azul francesa e na Califórnia.
1965
● O milionésimo Mini é vendido, agora com bancos reclináveis.
1969
● Lançamento do Mini CLUBMAN, versão com a frente mais reta, grade retangular e faróis integrados, assim como alguns acessórios opcionais como vidros elétricos e vidro traseiro aquecido.1976● Lançamento da primeira edição especial do Mini (possivelmente a primeira edição especial de todos os fabricantes de automóveis) sob a forma do Mini 1000 SPECIAL.
1979
● Para celebrar o 20º aniversário do Mini é lançado o 1100 SPECIAL, disponível nas cores cinza prateado e rosa metalizado. Inicialmente estava planejada a produção de apenas 2.500 unidades, que mais tarde chegou a 5.000, devido à extrema popularidade do modelo.
1983
● Lançamento em 17 de outubro do Mini SPRITE SE. Com uma produção limitada a 2.500 unidades, a edição especial do automóvel incluía rodas de liga leve com abas mais largas.1991● Lançamento do Mini COOPER 1.3i, distinguível pelos novos faróis adicionais, faixas no capô e um motor com injeção.
● Lançamento do Mini CABRIOLET (versão inteiramente conversível com rodas de alumínio, pneus de perfil baixo, faróis auxiliares, spoiler dianteiro e interior muito luxuoso) e do exótico Mini NEON.2000● No dia 4 de outubro deixou a linha de produção o último Mini clássico.
2001
● É apresentado pela BMW o novo MINI, agora escrito com letras maiúsculas.
● Lançamento da versão conversível chamada MINI COOPER CABRIO.
2007
● A moda do revivalismo nos automóveis veio para ficar. Com o início da comercialização em novembro na Inglaterra, surge mais uma versão do MINI: CLUBMAN, inspirado nos modelos Traveller, Countryman e Clubman dos anos 60. O novo modelo é uma versão alongada do MINI tradicional. Com a extensão da carroçaria, o MINI recebeu elementos diferenciados como: porta suicida do lado direito, facilitando o acesso de passageiros ao banco traseiro; porta-malas maior que o original; e traseira com duas portas que abrem para os lados, facilitando o acesso. O modelo conta com um motor de 1.6 litros, com quatro cilindros, que produz 120 cv de potência. Existe, também, a variante S do modelo, cujo motor é turbinado.2008● Apresentação do MINI JOHN COOPER WORKS, versão esportiva modificada de fábrica. A versão “mais nervosa” do MINI trás debaixo do capô um motor 1.6 turbo de 207 cavalos de potência, suficientes para acelerar de 0-100 em 6,5 segundos. Em relação ao design a versão tem rodas exclusivas, body kit, além de outras melhorias mecânicas, como sistema de escape esportivo, suspensão melhorada e câmbio manual de seis marchas.
2009
● Lançamento, em comemoração aos 50 anos do pequeno carrinho, dos modelos comemorativos MINI 50 Mayfair e MINI 50 S Camden, equipados com motores de 120 e de 178 cv de potência. Também foi disponibilizada uma versão a diesel, com 110cv, capaz de fazer mais de 25 km/l.2010● Lançamento do MINI COUNTRYMAN, versão crossover do tradicional automóvel que herdou o nome da perua produzida pela montadora na década de 60. O novo modelo é primeiro 4 portas da MINI e está disponível nas versões 4x2 e 4x4 e cinco motorizações à escolha: três a gasolina e duas Diesel, com potências que oscilam entre os 90 e os 184 CV. O novo modelo oferece como opcionais sistema de navegação e áudio, teto panorâmico, faróis com regulagem de altura e banco traseiro de três lugares (de série, são apenas dois lugares).
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● Primeira vitória da montadora no Mini Miglia National Rally, com um Mini 850 dirigido por Pat Moss, a primeira mulher a participar de um competição internacional de rali.
1961
● Lançamento da simpática perua COUNTRYMAN, que, dependendo do acabamento, trazia decoração com madeira nas laterais e, derivada desta, veio a TRAVELLER, versão rústica para trabalho e transporte leve que tinha chapas no lugar dos vidros traseiros.
● Lançamento em janeiro da versão caminhonete, chamada de Mini PICK-UP.
● A primeira versão esportiva, Mini Cooper, é introduzida no mercado.1962● Em janeiro o Austin Seven passa a ser conhecido oficialmente como o AUSTIN MINI.
1963
● Lançamento do Mini COPPER S, com um motor de 1071cc, versão mais potente e esportiva do carro.
1964
● Lançamento do jipinho Mini MOKE, destinado em princípio ao uso militar para pára-quedistas. Foi recusado pelas forças armadas por ser baixo e não ter opção de tração nas quatro rodas. Mas na versão civil, com capota de lona, fez enorme sucesso na Austrália, África do Sul, na Costa Azul francesa e na Califórnia.
1965
● O milionésimo Mini é vendido, agora com bancos reclináveis.
1969
● Lançamento do Mini CLUBMAN, versão com a frente mais reta, grade retangular e faróis integrados, assim como alguns acessórios opcionais como vidros elétricos e vidro traseiro aquecido.1976● Lançamento da primeira edição especial do Mini (possivelmente a primeira edição especial de todos os fabricantes de automóveis) sob a forma do Mini 1000 SPECIAL.
1979
● Para celebrar o 20º aniversário do Mini é lançado o 1100 SPECIAL, disponível nas cores cinza prateado e rosa metalizado. Inicialmente estava planejada a produção de apenas 2.500 unidades, que mais tarde chegou a 5.000, devido à extrema popularidade do modelo.
1983
● Lançamento em 17 de outubro do Mini SPRITE SE. Com uma produção limitada a 2.500 unidades, a edição especial do automóvel incluía rodas de liga leve com abas mais largas.1991● Lançamento do Mini COOPER 1.3i, distinguível pelos novos faróis adicionais, faixas no capô e um motor com injeção.
● Lançamento do Mini CABRIOLET (versão inteiramente conversível com rodas de alumínio, pneus de perfil baixo, faróis auxiliares, spoiler dianteiro e interior muito luxuoso) e do exótico Mini NEON.2000● No dia 4 de outubro deixou a linha de produção o último Mini clássico.
2001
● É apresentado pela BMW o novo MINI, agora escrito com letras maiúsculas.
● Lançamento da versão conversível chamada MINI COOPER CABRIO.
2007
● A moda do revivalismo nos automóveis veio para ficar. Com o início da comercialização em novembro na Inglaterra, surge mais uma versão do MINI: CLUBMAN, inspirado nos modelos Traveller, Countryman e Clubman dos anos 60. O novo modelo é uma versão alongada do MINI tradicional. Com a extensão da carroçaria, o MINI recebeu elementos diferenciados como: porta suicida do lado direito, facilitando o acesso de passageiros ao banco traseiro; porta-malas maior que o original; e traseira com duas portas que abrem para os lados, facilitando o acesso. O modelo conta com um motor de 1.6 litros, com quatro cilindros, que produz 120 cv de potência. Existe, também, a variante S do modelo, cujo motor é turbinado.2008● Apresentação do MINI JOHN COOPER WORKS, versão esportiva modificada de fábrica. A versão “mais nervosa” do MINI trás debaixo do capô um motor 1.6 turbo de 207 cavalos de potência, suficientes para acelerar de 0-100 em 6,5 segundos. Em relação ao design a versão tem rodas exclusivas, body kit, além de outras melhorias mecânicas, como sistema de escape esportivo, suspensão melhorada e câmbio manual de seis marchas.
2009
● Lançamento, em comemoração aos 50 anos do pequeno carrinho, dos modelos comemorativos MINI 50 Mayfair e MINI 50 S Camden, equipados com motores de 120 e de 178 cv de potência. Também foi disponibilizada uma versão a diesel, com 110cv, capaz de fazer mais de 25 km/l.2010● Lançamento do MINI COUNTRYMAN, versão crossover do tradicional automóvel que herdou o nome da perua produzida pela montadora na década de 60. O novo modelo é primeiro 4 portas da MINI e está disponível nas versões 4x2 e 4x4 e cinco motorizações à escolha: três a gasolina e duas Diesel, com potências que oscilam entre os 90 e os 184 CV. O novo modelo oferece como opcionais sistema de navegação e áudio, teto panorâmico, faróis com regulagem de altura e banco traseiro de três lugares (de série, são apenas dois lugares).
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Culto a marcaOs automóveis da marca MINI se tornaram um objeto cultuado e muito exclusivo, não somente em relação ao preço, mas por ser uma recriação retro futurista do antigo MINI Cooper. Agora sob chancela do Grupo BMW, o MINI Cooper vem ao encontro dos motoristas mais entusiastas, que vêem no modelo um veículo atraente, emocionante e bem adaptado ao ambiente urbano, tendo um posicionamento único no mercado de automóveis de pequeno porte. A conjugação de elementos cromados com as formas arredondadas da carroceria revelam um equilíbrio perfeito. O MINI é ágil e divertido de dirigir. Esse divertimento ao conduzi-lo foi um critério inerente ao desenvolvimento do produto/marca. É comum nos Estados Unidos e na Europa ver atores, atrizes e personalidades famosas circulando a bordo do pequeno carro.-
-Campanhas que fizeram históriaO casamento perfeito entra a marca MINI e a agência americana Crispin Porter + Bogusky de Miami, foi um fator determinante, principalmente nos Estados Unidos, para o status alcançado pela marca nos dias de hoje. Essa parceria já rendeu peças publicitárias geniais e campanhas super criativas, tornando-se um grande case de marketing no mercado de comunicação. Os automóveis da marca MINI são conhecidos pelo seu tamanho diminuto. As campanhas publicitárias criadas para o veículo quase sempre enfatizam a facilidade de se estacionar e a praticidade de se entrar em qualquer lugar, mas sem deixar de lado a potência do carro. As campanhas criativas começaram com o lançamento do MINI Cooper em 2002 e imortalizaram, não somente o slogan “Let’s Motor”, mas a utilização criativa de diversos tipos de mídias.
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Para assistir alguns dos inúmeros e criativos filmes publicitários da marca basta clicar nos ícones abaixo.
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-Outra campanha de sucesso ocorreu na Europa em 2001 quando Jean-Remy Von Matt, sócio da agência de publicidade alemã Jung Von Matt, criou o slogan “Is It Love?” para o relançamento do novo MINI no “velho continente” e na Ásia.
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Dados corporativos● Origem: Inglaterra
● Lançamento: 8 de maio de 1959● Criador: Alec Constantine Issigonis● Antigo proprietário: Morris
● Sede mundial: Munique, Alemanha (BMW Group)
● Fábrica: Oxford, Inglaterra● Proprietário da marca: BMW Group
● Capital aberto: Não● Chairman: Joachim Milberg (BMW Group)
● CEO: Norbert Reithofer (BMW Group)
● Faturamento: Não divulgado● Lucro: Não divulgado
● Vedas globais 234.175 veículos (2010)
● Concessionárias: + 1.550
● Presença global: 70 países● Presença no Brasil: Sim (através da BMW)
● Maiores mercados: Estados Unido, Inglaterra e Alemanha● Funcionários: 4.500● Segmento: Automóveis● Principais produtos: MINI Cooper, MINI Cooper S, MINI Cabriolet
● Ícones: O próprio carro e seu diminuto tamanho
● Slogan: Let’s Motor.● Website: www.mini.com
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A marca no mundoA marca comercializa seus automóveis através de mais de 1.550 concessionárias em 70 países ao redor do mundo, tendo na Europa seu maior mercado. Com a infindável escolha de equipamentos e acessórios de série, assegura-se que em cada 200 mil MINI que saem das linhas de produção, somente dois são absolutamente idênticos. No total, o MINI oferece mais de 250 opções de acessórios. A fábrica de Oxford tem capacidade para produzir 700 veículos por dia. A MINI ocupa a posição de número 22 no ranking das marcas mais influentes do mundo e vendeu em 2010 mais de 234 mil unidades.-Você sabia?● Foram vendidos mais de 6 milhões de unidades em quatro décadas de produção. Somente em 2005 foram vendidos 200.400 unidades, sendo a primeira vez que a marca ultrapassou a barreira dos 200 mil veículos comercializados em um único ano.
● O MINI ficou conhecido também por ser o carro favorito de algumas personalidades como Steve McQueen, Paul Newman e os Beatles. Até mesmo o Comendador Enzo Ferrari circulava com um exemplar.
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● O MINI ficou conhecido também por ser o carro favorito de algumas personalidades como Steve McQueen, Paul Newman e os Beatles. Até mesmo o Comendador Enzo Ferrari circulava com um exemplar.
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-As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas); revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).-
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