
-A históriaA história de uma das marcas automobilísticas mais tradicionais dos Estados Unidos começou na verdade em 1899, quando foi fundada uma fábrica de carruagens chamada PONTIAC por Albert G. North e Harry G. Hamilton. Mas foi somente em 1926, quando a Oakland Automobile Co., uma subsidiária da General Motors, apresentou ao mercado no salão do automóvel de Nova York o primeiro automóvel com a marca PONTIAC, conhecido como Five-passenger Coach Pontiac, que realmente a marca surgiu no segmento automobilístico. A PONTIAC foi concebida para produzir carros de seis cilindros em linha que custassem o mesmo preço que concorrentes com motores de quatro cilindros, menos potentes. A estratégia da marca inicialmente era, portanto, oferecer mais por menos. A novidade agradou ao público, e três anos mais tarde, a empresa já havia fabricado 500.000 carros. Algum tempo depois a marca iniciou a produção de carros com motores oito cilindros em linha. O ponto forte desse motor era o custo, sendo mais barato que os concorrentes que utilizavam motores de oito cilindros em V, porém, esse motor em linha era mais pesado e desenvolvia potência inferior.
-

Com apenas uma década de vida, em 1936, a PONTIAC alcançou a marca de 1 milhão de veículos produzidos. No ano seguinte introduziu o modelo feito com carroceria toda em aço. Nesta época, o modelo mais caro da marca, o The Deluxe Eight, um sedã conversível, custava U$ 1.235. A partir da década de 40 a PONTIAC começou a aumentar o seu volume de vendas. Para isso contribuíram a introdução de uma caixa de velocidades automática em 1948 e o aparecimento da classe jovem com um nível de vida mais elevado, que se tornaram consumidores potenciais dos carros da marca. No início da década de 50 começou a ser introduzida no mercado a nova geração de automóveis PONTIAC, com linhas mais elegantes. Em uma dessas novas linhas, a grande novidade foi a aplicação de pára-brisas constituídos por apenas um vidro.
-

A partir de 1955 voltou a alterar as suas linhas, mas a mas a principal mudança estava sob o capô: um novo motor V8 que gerava 179 cavalos de potência. No ano seguinte, com a substituição do seu presidente, a marca passou a produzir automóveis mais esportivos, com maior comprimento e menor distância em relação ao solo. Pouco depois, em 1957, o tradicional logotipo da marca, uma flecha de índio estilizada (chamada “Red Arrowhead”), foi criado. Em 1961 deu início a modificação, aos poucos, de seus modelos tendo como objetivo a melhora do desempenho. O primeiro resultado destas mudanças foi o lançamento do PONTIAC GRAND PRIX. Em 1962 a marca tem o privilégio de montar o carro de número 75.000.000, um Bonneville conversível.
-

Em 1964 o PONTIAC GTO era lançado no mercado e se tornou um dos carros ícones da marca americana. Ele foi considerado o primeiro verdadeiro “muscle car” e foi responsável por iniciar uma febre por esse tipo de modelo nos Estados Unidos. Outro modelo muito famoso da marca lançado naquela época foi o Firebird, que possuía motores bastante potentes e firmou de vez a PONTIAC como montadora de automóveis esportivos. A crise do petróleo nos anos 70 obrigou a montadora a suspender a produção de modelos potentes e que consumiam enorme quantidade de combustível. As fábricas que produziam os esportivos passaram a produzir modelos menores e mais econômicos. Com isso a montadora começou a perder a identidade que havia conquistado. Na década de 80 foi lançado o primeiro automóvel da marca com tração dianteira, o Pontiac Phoenix. A partir disso o número de carros que saiam da fábrica com tração traseira começou a diminuir.
-

-

Nos anos seguintes, com uma gama de modelos que incluía o Solstice; o compacto G3; o sedã grande G8; a família média G6, composta por sedã, cupê e conversível; o coupé G5; o crossover Torrent, e o Vibe, uma mistura de hatch com minivan, a PONTIAC não conseguiu mais recuperar sua identidade esportiva e as vendas despencavam ano após ano. Com a crise financeira que assolou o mundo a partir de 2008 e a grave situação da GM, a gigante americana decidiu por fim há uma trajetória de 83 anos, com altos e baixos, da marca PONTIAC. Com as vendas em queda há alguns anos, a produção da montadora americana foi encerrada em 2010. O último carro a sair de uma linha de produção foi um PONTIAC G6, fabricado em Lake Orion, Michigan. Ele foi pintado na cor branca e não recebeu nenhuma celebração em especial. Nada de faixas, palmas ou coisas parecidas. Um fim triste para uma marca tradicional. Apesar da extinção da PONTIAC, a marca continua sob propriedade da GM e poderá voltar em futuro distante.
-

● Lançamento do PONTIAC BONNEVILLE.
1962
● Lançamento do PONTIAC GRAND PRIX.1964● Lançamento do PONTIAC GTO.
1967
● Lançamento do PONTIAC FIREBIRD.1973● Lançamento do PONTIAC GRAND AM.
1995
● Lançamento do PONTIAC SUNFIRE.
2001
● Lançamento do PONTIAC AZTEK.2002● Lançamento do PONTIAC VIBE.
2004
● Lançamento do PONTIAC G5.
● Lançamento do PONTIAC G4.
2005
● Lançamento do PONTIAC SOLSTICE.
● Lançamento do PONTIAC TORRENT.2007● Lançamento do PONTIAC G8.
-

We are driving excitement.
We Build excitement. (1983)Built for Drivers.
Fuel for the soul.
Ignite the Feeling.
The Most Beautiful Thing in Wheels.
Built To Last 100.000 Miles.-

● Lançamento: 1926● Encerramento: 2010
● Criador: General Motors● Proprietário da marca: General Motors Company● Website: www.pontiac.com
-Você sabia?● A marca PONTIAC foi batizada com o nome de um chefe indígena que controlava a região dos Grandes Lagos norte americanos.-
-As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).-
VOLTAR LISTA
-As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).-
VOLTAR LISTA
Sem comentários:
Enviar um comentário
:DEIXA AKI O TEU COMENTÁRIO