VOLVO
A marca que produz os carros mais seguros do planeta foi pioneira na invenção do cinto de segurança de três pontas e dos amortecedores individuais, que dão mais estabilidade ao veículo. Segurança. Segurança. Segurança. Desde o início a marca Volvo sempre foi obcecada por segurança pelos simples fato dos carros serem dirigidos por pessoas.
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A história
A idéia para o surgimento da marca VOLVO começou a nascer em 1924 na cidade de Estocolmo na Suécia, quando Assar Gabrielsson e o engenheiro Gustaf Larson, colegas de infância, se encontraram em um restaurante. A idéia de construir o mais seguro automóvel do mundo, surgiu depois que a mulher de Assar Gabrielsson, morreu em um acidente aéreo. Depois de horas de bate papo, ambos tiveram a idéia de projetar um carro genuinamente sueco e que fosse extremamente seguro. E para isso receberam o apoio da empresa SKF. O primeiro automóvel, chamado de VOLVO ÖV4, com um motor de 4 cilindros com 28 cv, capaz de atingir 90 quilômetros por hora, conhecido popularmente como Jakob, saiu da linha de montagem da cidade de Gotemburgo somente em no dia 14 de abril de 1927. Esse automóvel foi construído para o clima escandinavo, utilizando, além do excelente aço sueco componentes de alta qualidade. Gabrielsson financiou a construção de 10 protótipos, desenvolvidos pelo artista Helmer Mas-Olle. Os carros já saiam da linha de montagem com as tradicionais listras diagonais na grade do radiador, marca da empresa até os dias de hoje.
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Em 1928 iniciou a produção de pequenos caminhões de 1.5 toneladas. Foi nesse mesmo ano que a VOLVO iniciou a exportação de seus automóveis para a Finlândia. No ano de 1932, a empresa produzia cerca de 900 carros por ano, entrando no mercado de fabricação de ônibus dois anos depois com o modelo B1. Nos primeiros anos a VOLVO, apesar de obter grande sucesso com a comercialização de caminhões e ônibus, e ao mesmo tempo se comprometer a construir os automóveis mais seguros, não deixava de ter um elevado índice de mortalidade em acidentes. Para combater essa reputação a VOLVO fez uma enorme aposta em marketing e principalmente em pesquisas que resultariam em inovações de segurança que fariam da montadora sueca um ícone neste segmento.
--A neutralidade da Suécia na Segunda Guerra Mundial permitiu que a produção de automóveis não fosse interrompida no período, apesar de boa parte dela ser direcionada a veículos militares. O primeiro automóvel pós-guerra da VOLVO foi o pequeno PV-444, produzido em 1942, possuindo suspensão frontal independente, com um baixo consumo de combustível e que trazia de série vidro laminado no pára-brisas. Com este modelo, a montadora colocou um pé dentro do mercado americano. Em 1956 é lançado o VOLVO Amazon, primeiro automóvel a incorporar o atual sistema de três pontos do cinto de segurança.--Em 1961 é lançado o Volvo P1800, um esportivo que permaneceu durante muitos anos em concepção e que permitiu uma expansão ainda maior da montadora para o mercado norte-americano. Em 1964, a montadora inaugura uma nova fábrica perto da cidade de Torslanda. Neste mesmo período a VOLVO estava pronta para começar a produzir seus carros no Canadá e Bélgica. O carro de número um milhão foi um Amazonas, construído em 1966. Ainda nesse ano a empresa introduziu duas grandes novidades, o desembaçador de vidro traseiro e freio a disco em todas as rodas. No final desta década, em 1968, foi introduzida a nova série de automóveis que utilizavam a denominação de três dígitos, a série 140. Inicialmente, o primeiro dígito fazia referência à série, o segundo ao número de cilindros do motor e o terceiro ao número de portas.--Em 1983 a empresa comemorou os cinco milhões de automóveis vendidos. Durante essa década a VOLVO lançou inúmeros modelos como o popular 240, o 740, 760, 940 e o 960. Esses carros apresentavam design retangular e a grande maioria era modelos de luxo. Em 1999 a divisão de automóveis de passageiros da montadora, denominada VOLVO CARS, é vendida à montadora americana Ford, de forma a concentrar todos os esforços nos veículos comerciais. A empresa Volvo Group, permaneceu em mãos suecas atuando na construção de caminhões, ônibus, construção pesada, estaleiros navais e indústria aeronáutica. Recentemente, no mês de março de 2010, a montadora sueca foi vendida por aproximadamente US$ 1.8 bilhões para a chinesa Geely, maior fabricante privada de carros da China.
--A linha do tempo1995
● Lançamento do VOLVO S40, um sedan compacto, menor modelo da montadora, que se transformou em um dos automóveis mais vendidos da montadora. Um verdadeiro sucesso com suas linhas suaves e formatos inovadores. Atualmente o modelo está em sua segunda geração sendo o modelo de entrada da linha S, de sedans da marca sueca, que inclui os VOLVO S60 e S80 de maior porte.
1997
● Lançamento do VOLVO C70 na versão cupê ou conversível. Este modelo, com capacidade para 4 pessoas, incorporava o sistema de proteção ROPS (Roll Over Protection System) que em caso de capotamento ejeta, a partir dos bancos traseiros, dois roll bars que protegem a cabeça dos ocupantes.
1998
● Lançamento do VOLVO V70, uma perua de luxo direcionada para famílias que honra a tradição da marca sueca em fabricar peruas pelas soluções engenhosas ligadas principalmente à segurança e ao cuidado com o meio ambiente. Atualmente esse modelo tem o nome de XC70 e está em sua terceira geração.
1999
● Lançamento do VOLVO S80, um sedan top de linha da montadora sueca para o mercado de alto luxo. A segunda geração do modelo é um show de design: a grade em forma de trapézio fica em evidência e dá origem a dois vincos que sobem pelo capô de alumínio. Assim os faróis direcionais de xenônio ficam em um plano inferior e formam “largos ombros” que percorrem toda a lateral, delimitando a linha de cintura e culminado com uma tampa de porta-malas mais alta. O teto cai suavemente em direção à curta traseira, assemelhando seu perfil ao de um cupê. Além disso, há amplo uso de couro, aço escovado (na versão 3.2) e madeira (na V8) e, em conformidade com outra característica da montadora, a ergonomia e o acabamento são perfeitos.2001● Lançamento do VOLVO S60, um sedan de tamanho médio e linha arrojadas. O modelo pode até parecer um cupê por fora, mas por dentro é um espaçoso e luxuoso sedan com design robusto e esportivo. O modelo tem duas versões de interiores, Dynamic e Comfort. O primeiro foi desenhado de modo a transformar o carro em um 2+2 assentos (dando maior espaço para dois passageiros no assento traseiro). Já a versão Comfort deixa mais espaço para o terceiro passageiro. Em 2010 o modelo ganhou sua segunda geração.
2004
● Lançamento do VOLVO V50, uma perua com design esportivo (sportswagon compacta) derivada do modelo S40. Lançada mundialmente em substituição ao modelo V40, a V50 marcou uma evolução da marca em termos de design, deixando de lado a denominação station wagon do modelo antecessor. Quatro anos depois, os primeiros modelos com retoques chegam ao mercado. Entre eles, as lanternas verticais com desenho mais moderno, os faróis com recorte menos conservador e a grade dianteira preta, ao invés da cromada que equipava o modelo anteriormente. Os ombros da carroceria reforçam as dimensões da perua e garantem modernidade ao veículo.
2003
● Lançamento do VOLVO XC90, um utilitário esportivo de alto luxo equipado com uma enorme variedade de itens de segurança e conforto. A carroceria desenhada para 7 ocupantes, incluindo motorista, foi projetada dentro do conceito monobloco, para absorver melhor os impactos em acidentes, com o mínimo possível de deformações dentro da célula de passageiros, resultando em mais segurança que as opções de carrocerias construídas sobre chassi.
2006
● Lançamento do VOLVO C30, um esportivo hatch compacto de 4 lugares luxuoso direcionado para um público jovem, representando a estréia da montadora no segmento de carros compactos de luxo. O design esportivo, os quatro assentos individuais e a tampa do porta-malas de vidro agradam em cheio a um grupo de consumidores jovens e com estilo de vida urbano e ativo. O modelo é baseado no VOLVO SCC (Safety Concept Car) – um moderno carro conceito que foi apresentado em 2001. Assemelha-se visualmente a outros modelos clássicos da marca com ênfase na esportividade. Durante a fase de desenvolvimento do projeto C30, a marca sueca organizou clínicas com clientes em vários países europeus. Pessoas que vivem em áreas urbanas com carreiras em ascensão e dia-a-dia agitado foram convidadas para opinar sobre o design e o pacote técnico do carro. A produção é estimada em 65.000 unidades anuais, sendo que 75% destes se destinam ao mercado europeu.
2008● Lançamento do VOLVO XC60, irmão menor do XC90 e que faz parte de um novo programa da montadora, que consiste na produção de carros destinados ao público jovem. O modelo traz desenho robusto e marcas registradas da VOLVO, como a grade com uma barra na diagonal e as lanternas na coluna traseira. Além disso, a tração é integral nas quatro rodas, acompanhada do City Safety, um sistema de segurança que evita colisões freando o veículo automaticamente por meio de sensores.- -Obsessão por segurançaCarros são dirigidos por pessoas. Este fato tão simples é o que impulsiona a VOLVO no quesito segurança. Há uma boa razão para dizer que , hoje em dia, se pode encontrar um pouco de um VOLVO em quase todos os carros que trafegam pelo planeta. A lista abaixo mostra quantas inovações que salvam vidas foram apresentadas primeiramente pela montadora sueca.
1944: Célula de segurança e pára-brisa laminado.
1959: Cinto de segurança de três pontos dianteiro.
1960: Painel com revestimento.
1964: Protótipo do primeiro assento de segurança infantil voltado para trás.
1966: Zonas de absorção de energia e deformação tanto na dianteira como na traseira do veículo.
1967: Cintos de segurança traseiro.
1968: Apoios de cabeça dianteiros.
1969: Cintos de segurança de três pontos dianteiro, com bobina inercial.
1970: Fundação do Time de Pesquisa de Acidentes VOLVO.
1972: Cintos de segurança de três pontos traseiro e assento de segurança infantil voltado para trás à prova de travamento da criança na parte traseira.
1973: Coluna de direção deformável.
1974: Pára-choques com absorção de energia e tanque de combustível localizado à frente do eixo traseiro.
1978: Encosto de segurança infantil traseiro.
1982: Proteção anti-deslizamento dos bancos dianteiros e traseiro e espelhos retrovisores com maior ângulo de visão.
1984: ABS (Sistema de Freios Anti-Blocante).
1986: Luz de Freio brake light e cintos de segurança de três pontos para o assento traseiro central.
1987: Airbag para o motorista.
1990: Assento de segurança infantil integrado.
1991: SIPS (Sistema de Proteção conta Impactos Laterais) e cintos de segurança dianteiros com ajuste automático de altura.
1993: Cintos de segurança com três pontos, com bobina inercial como padrão para todos os assentos.
1994: Airbags SIPS (airbags para impactos laterais).
1997: ROPS (Sistema de Proteção Anti-Capotamento) em modelos conversíveis.
1998: WHIPS (Sistema de Proteção contra o Efeito Chicote) que que protege o pescoço dos ocupantes em caso de pancadas traseiras, e o IC (Cortina Inflável).
2000: Inauguração do Centro de Segurança da VOLVO Cars em Gotemburgo, sistema de fixação ISOFIX para todos os assentos infantis e Airbags com inflação de duplo-estágio.
2001: Carro Conceito Volvo Safety Concept Car (SCC).
2002: Extensão do Sistema de Proteção Anti-Capotamento (ROPS), desenvolvimento da boneca grávida para testes de colisão e RSC (Controle de Estabilidade Anti-Capotamento).
2003: IDIS (Sistema Inteligente de Informações para o Motorista), avisos sonoros como lembrança para usar os cintos de segurança traseiros (nos modelos S40 e V50), novas e patenteadas estrutura de redução de forças de colisão na extremidade frontal e fundação do Time de Pesquisa de Acidentes de Trânsito da VOLVO em Bangkok.
2004: WRG (Vidros Repelentes a Água).
2005: Implementação do DMIC (Cortina Inflável no Módulo de Porta) para os novos VOLVO C70.
2006: Sistema PCC (Personal Car Communicator) que informa o utilizador sobre o estado de segurança do automóvel e se existe alguém no seu interior. Este sistema consegue monitorizar as batidas cardíacas no interior do automóvel.
2009: City Safety, sistema que para automaticamente o veículo em velocidades abaixo de 31 km/h se alguma obstrução for detectada na frente do carro .
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O designO design dos carros da montadora sueca segue a tendência das origens escandinavas, onde a elegância, a funcionalidade e a limpeza são fortes elementos tanto no exterior como no interior dos veículos. Sua tradição é reverenciada por seu próprio design em uma gama de elementos de estilo que têm sido uma característica típica da VOLVO desde os anos 1950: a frente plana, o capô em formato V, os ombros pronunciados nas laterais de seus veículos e o formato das lanternas traseiras. A herança do design e a moderna criatividade, criam carros com linhas atrativas que permanecem sempre atuais, mesmo com o passar do tempo. O design é baseado nas necessidades e no estilo de vida dos clientes somados aos valores representados pela marca VOLVO. Desde o início, os projetistas trabalham em cooperação com os planejadores do projeto, engenheiros de pré-projeto e do projeto em si, para não esquecer dos modelos padronizados simulados em computador. Isso é feito para criar uma harmonia e equilíbrio entre o projeto do carro e seu conteúdo técnico.
--Várias propostas de design são produzidas e testada, em um primeiro momento dentro de vários grupos de referência dentro da empresa, e depois em clínicas de clientes de mercados importantes, onde os compradores de carros têm a oportunidade de ver um modelo em escala real e expressar suas opiniões pessoais. O projeto de um carro é desenvolvido e melhorado em um processo contínuo. O departamento de projetos da VOLVO CARS emprega cerca de 200 pessoas em três centros de design - em Gotemburgo, Barcelona e Camarillo, próximo a Los Angeles. Estes centros incluem o monitoramento de novas tendências, estilos de design e preferências dos clientes.
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O nomeO nome VOLVO deriva do Latim e significa “I Roll” (“Eu Rodo” em português). Antes de decorar o primeiro carro VOLVO em 1927, ele era usado com o nome de uma marca fabricante de rolamentos, a SKF.-O logotipoO polêmico logotipo da marca VOLVO, por mais estranho que pareça, não faz referência ao símbolo do gênero masculino, figura criada a partir de uma antiga representação do Deus romano Marte, como reclamam movimentos feministas mundo afora. Na verdade representa a robustez da indústria siderúrgica sueca do início do século XX. O símbolo era o sinal do ferro - um círculo com uma seta diagonal. Essa logomarca só é empregada atualmente na grade dianteira dos veículos, por uma questão de tradição da marca.
--Os slogansLive the life you want to lead. (2004)
For confidence on any road. (2003)
For life. (2001)
Life is a journey. Volvo for life. (1999)
A car you can believe in. (1998)
When it comes to safety. (1988)
A car company you can believe in. (1987)
Making cars safer. (1985)
A car with standards. (1979)
The car for people who think. (1975)
The intelligent choice. (1966)--
Dados corporativos● Origem: Suécia● Fundação: 14 de abril de 1927● Fundador: Assar Gabrielsson e Gustaf Larson● Sede mundial: Gotemburgo, Suécia
● Proprietário da marca: Zhejiang Geely Holdin Group
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Li Shufu
● CEO & Presidente: Fredrik Arp● Faturamento: US$ 15 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado● Fábricas: 3● Concessionárias: 2.341
● Vendas globais: 334.808 unidades (2009)
● Presença global: 103 países● Presença no Brasil: Sim● Maiores mercados: Estados Unidos, Suécia e Alemanha
● Funcionários: 24.000● Segmento: Automotivo
● Principais produtos: Automóveis● Ícones: A segurança de seus carros● Slogan: Volvo for life.
● Website: www.volvocars.com
-A marca no mundoA VOLVO vende seus carros em mais de 100 países ao redor do mundo através de 2.341 concessionárias. Globalmente é relativamente um fabricante de porte pequeno, com participação de mercado de cerca de 1 ou 2% nos principais países onde vende seus produtos. A Suécia, no entanto, é uma exceção onde um a cada cinco carros vendidos é VOLVO. A montadora vende em média um total de 334 mil carros anualmente, tendo como maiores mercados os Estados Unidos, que contabilizam cerca de 22% do volume total de vendas, Suécia, Alemanha, Grã Bretanha e Itália. A VOLVO possuí três fábricas: duas na Suécia (Torslanda e Uddevalla) e uma na Bélgica (Ghent).
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Você sabia?● Atualmente existem mais de 6.3 milhões de automóveis VOLVO rodando pelo mundo.-
-As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).-
--A neutralidade da Suécia na Segunda Guerra Mundial permitiu que a produção de automóveis não fosse interrompida no período, apesar de boa parte dela ser direcionada a veículos militares. O primeiro automóvel pós-guerra da VOLVO foi o pequeno PV-444, produzido em 1942, possuindo suspensão frontal independente, com um baixo consumo de combustível e que trazia de série vidro laminado no pára-brisas. Com este modelo, a montadora colocou um pé dentro do mercado americano. Em 1956 é lançado o VOLVO Amazon, primeiro automóvel a incorporar o atual sistema de três pontos do cinto de segurança.--Em 1961 é lançado o Volvo P1800, um esportivo que permaneceu durante muitos anos em concepção e que permitiu uma expansão ainda maior da montadora para o mercado norte-americano. Em 1964, a montadora inaugura uma nova fábrica perto da cidade de Torslanda. Neste mesmo período a VOLVO estava pronta para começar a produzir seus carros no Canadá e Bélgica. O carro de número um milhão foi um Amazonas, construído em 1966. Ainda nesse ano a empresa introduziu duas grandes novidades, o desembaçador de vidro traseiro e freio a disco em todas as rodas. No final desta década, em 1968, foi introduzida a nova série de automóveis que utilizavam a denominação de três dígitos, a série 140. Inicialmente, o primeiro dígito fazia referência à série, o segundo ao número de cilindros do motor e o terceiro ao número de portas.--Em 1983 a empresa comemorou os cinco milhões de automóveis vendidos. Durante essa década a VOLVO lançou inúmeros modelos como o popular 240, o 740, 760, 940 e o 960. Esses carros apresentavam design retangular e a grande maioria era modelos de luxo. Em 1999 a divisão de automóveis de passageiros da montadora, denominada VOLVO CARS, é vendida à montadora americana Ford, de forma a concentrar todos os esforços nos veículos comerciais. A empresa Volvo Group, permaneceu em mãos suecas atuando na construção de caminhões, ônibus, construção pesada, estaleiros navais e indústria aeronáutica. Recentemente, no mês de março de 2010, a montadora sueca foi vendida por aproximadamente US$ 1.8 bilhões para a chinesa Geely, maior fabricante privada de carros da China.
--A linha do tempo1995
● Lançamento do VOLVO S40, um sedan compacto, menor modelo da montadora, que se transformou em um dos automóveis mais vendidos da montadora. Um verdadeiro sucesso com suas linhas suaves e formatos inovadores. Atualmente o modelo está em sua segunda geração sendo o modelo de entrada da linha S, de sedans da marca sueca, que inclui os VOLVO S60 e S80 de maior porte.
1997
● Lançamento do VOLVO C70 na versão cupê ou conversível. Este modelo, com capacidade para 4 pessoas, incorporava o sistema de proteção ROPS (Roll Over Protection System) que em caso de capotamento ejeta, a partir dos bancos traseiros, dois roll bars que protegem a cabeça dos ocupantes.
1998
● Lançamento do VOLVO V70, uma perua de luxo direcionada para famílias que honra a tradição da marca sueca em fabricar peruas pelas soluções engenhosas ligadas principalmente à segurança e ao cuidado com o meio ambiente. Atualmente esse modelo tem o nome de XC70 e está em sua terceira geração.
1999
● Lançamento do VOLVO S80, um sedan top de linha da montadora sueca para o mercado de alto luxo. A segunda geração do modelo é um show de design: a grade em forma de trapézio fica em evidência e dá origem a dois vincos que sobem pelo capô de alumínio. Assim os faróis direcionais de xenônio ficam em um plano inferior e formam “largos ombros” que percorrem toda a lateral, delimitando a linha de cintura e culminado com uma tampa de porta-malas mais alta. O teto cai suavemente em direção à curta traseira, assemelhando seu perfil ao de um cupê. Além disso, há amplo uso de couro, aço escovado (na versão 3.2) e madeira (na V8) e, em conformidade com outra característica da montadora, a ergonomia e o acabamento são perfeitos.2001● Lançamento do VOLVO S60, um sedan de tamanho médio e linha arrojadas. O modelo pode até parecer um cupê por fora, mas por dentro é um espaçoso e luxuoso sedan com design robusto e esportivo. O modelo tem duas versões de interiores, Dynamic e Comfort. O primeiro foi desenhado de modo a transformar o carro em um 2+2 assentos (dando maior espaço para dois passageiros no assento traseiro). Já a versão Comfort deixa mais espaço para o terceiro passageiro. Em 2010 o modelo ganhou sua segunda geração.
2004
● Lançamento do VOLVO V50, uma perua com design esportivo (sportswagon compacta) derivada do modelo S40. Lançada mundialmente em substituição ao modelo V40, a V50 marcou uma evolução da marca em termos de design, deixando de lado a denominação station wagon do modelo antecessor. Quatro anos depois, os primeiros modelos com retoques chegam ao mercado. Entre eles, as lanternas verticais com desenho mais moderno, os faróis com recorte menos conservador e a grade dianteira preta, ao invés da cromada que equipava o modelo anteriormente. Os ombros da carroceria reforçam as dimensões da perua e garantem modernidade ao veículo.
2003
● Lançamento do VOLVO XC90, um utilitário esportivo de alto luxo equipado com uma enorme variedade de itens de segurança e conforto. A carroceria desenhada para 7 ocupantes, incluindo motorista, foi projetada dentro do conceito monobloco, para absorver melhor os impactos em acidentes, com o mínimo possível de deformações dentro da célula de passageiros, resultando em mais segurança que as opções de carrocerias construídas sobre chassi.
2006
● Lançamento do VOLVO C30, um esportivo hatch compacto de 4 lugares luxuoso direcionado para um público jovem, representando a estréia da montadora no segmento de carros compactos de luxo. O design esportivo, os quatro assentos individuais e a tampa do porta-malas de vidro agradam em cheio a um grupo de consumidores jovens e com estilo de vida urbano e ativo. O modelo é baseado no VOLVO SCC (Safety Concept Car) – um moderno carro conceito que foi apresentado em 2001. Assemelha-se visualmente a outros modelos clássicos da marca com ênfase na esportividade. Durante a fase de desenvolvimento do projeto C30, a marca sueca organizou clínicas com clientes em vários países europeus. Pessoas que vivem em áreas urbanas com carreiras em ascensão e dia-a-dia agitado foram convidadas para opinar sobre o design e o pacote técnico do carro. A produção é estimada em 65.000 unidades anuais, sendo que 75% destes se destinam ao mercado europeu.
2008● Lançamento do VOLVO XC60, irmão menor do XC90 e que faz parte de um novo programa da montadora, que consiste na produção de carros destinados ao público jovem. O modelo traz desenho robusto e marcas registradas da VOLVO, como a grade com uma barra na diagonal e as lanternas na coluna traseira. Além disso, a tração é integral nas quatro rodas, acompanhada do City Safety, um sistema de segurança que evita colisões freando o veículo automaticamente por meio de sensores.- -Obsessão por segurançaCarros são dirigidos por pessoas. Este fato tão simples é o que impulsiona a VOLVO no quesito segurança. Há uma boa razão para dizer que , hoje em dia, se pode encontrar um pouco de um VOLVO em quase todos os carros que trafegam pelo planeta. A lista abaixo mostra quantas inovações que salvam vidas foram apresentadas primeiramente pela montadora sueca.
1944: Célula de segurança e pára-brisa laminado.
1959: Cinto de segurança de três pontos dianteiro.
1960: Painel com revestimento.
1964: Protótipo do primeiro assento de segurança infantil voltado para trás.
1966: Zonas de absorção de energia e deformação tanto na dianteira como na traseira do veículo.
1967: Cintos de segurança traseiro.
1968: Apoios de cabeça dianteiros.
1969: Cintos de segurança de três pontos dianteiro, com bobina inercial.
1970: Fundação do Time de Pesquisa de Acidentes VOLVO.
1972: Cintos de segurança de três pontos traseiro e assento de segurança infantil voltado para trás à prova de travamento da criança na parte traseira.
1973: Coluna de direção deformável.
1974: Pára-choques com absorção de energia e tanque de combustível localizado à frente do eixo traseiro.
1978: Encosto de segurança infantil traseiro.
1982: Proteção anti-deslizamento dos bancos dianteiros e traseiro e espelhos retrovisores com maior ângulo de visão.
1984: ABS (Sistema de Freios Anti-Blocante).
1986: Luz de Freio brake light e cintos de segurança de três pontos para o assento traseiro central.
1987: Airbag para o motorista.
1990: Assento de segurança infantil integrado.
1991: SIPS (Sistema de Proteção conta Impactos Laterais) e cintos de segurança dianteiros com ajuste automático de altura.
1993: Cintos de segurança com três pontos, com bobina inercial como padrão para todos os assentos.
1994: Airbags SIPS (airbags para impactos laterais).
1997: ROPS (Sistema de Proteção Anti-Capotamento) em modelos conversíveis.
1998: WHIPS (Sistema de Proteção contra o Efeito Chicote) que que protege o pescoço dos ocupantes em caso de pancadas traseiras, e o IC (Cortina Inflável).
2000: Inauguração do Centro de Segurança da VOLVO Cars em Gotemburgo, sistema de fixação ISOFIX para todos os assentos infantis e Airbags com inflação de duplo-estágio.
2001: Carro Conceito Volvo Safety Concept Car (SCC).
2002: Extensão do Sistema de Proteção Anti-Capotamento (ROPS), desenvolvimento da boneca grávida para testes de colisão e RSC (Controle de Estabilidade Anti-Capotamento).
2003: IDIS (Sistema Inteligente de Informações para o Motorista), avisos sonoros como lembrança para usar os cintos de segurança traseiros (nos modelos S40 e V50), novas e patenteadas estrutura de redução de forças de colisão na extremidade frontal e fundação do Time de Pesquisa de Acidentes de Trânsito da VOLVO em Bangkok.
2004: WRG (Vidros Repelentes a Água).
2005: Implementação do DMIC (Cortina Inflável no Módulo de Porta) para os novos VOLVO C70.
2006: Sistema PCC (Personal Car Communicator) que informa o utilizador sobre o estado de segurança do automóvel e se existe alguém no seu interior. Este sistema consegue monitorizar as batidas cardíacas no interior do automóvel.
2009: City Safety, sistema que para automaticamente o veículo em velocidades abaixo de 31 km/h se alguma obstrução for detectada na frente do carro .
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O designO design dos carros da montadora sueca segue a tendência das origens escandinavas, onde a elegância, a funcionalidade e a limpeza são fortes elementos tanto no exterior como no interior dos veículos. Sua tradição é reverenciada por seu próprio design em uma gama de elementos de estilo que têm sido uma característica típica da VOLVO desde os anos 1950: a frente plana, o capô em formato V, os ombros pronunciados nas laterais de seus veículos e o formato das lanternas traseiras. A herança do design e a moderna criatividade, criam carros com linhas atrativas que permanecem sempre atuais, mesmo com o passar do tempo. O design é baseado nas necessidades e no estilo de vida dos clientes somados aos valores representados pela marca VOLVO. Desde o início, os projetistas trabalham em cooperação com os planejadores do projeto, engenheiros de pré-projeto e do projeto em si, para não esquecer dos modelos padronizados simulados em computador. Isso é feito para criar uma harmonia e equilíbrio entre o projeto do carro e seu conteúdo técnico.
--Várias propostas de design são produzidas e testada, em um primeiro momento dentro de vários grupos de referência dentro da empresa, e depois em clínicas de clientes de mercados importantes, onde os compradores de carros têm a oportunidade de ver um modelo em escala real e expressar suas opiniões pessoais. O projeto de um carro é desenvolvido e melhorado em um processo contínuo. O departamento de projetos da VOLVO CARS emprega cerca de 200 pessoas em três centros de design - em Gotemburgo, Barcelona e Camarillo, próximo a Los Angeles. Estes centros incluem o monitoramento de novas tendências, estilos de design e preferências dos clientes.
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O nomeO nome VOLVO deriva do Latim e significa “I Roll” (“Eu Rodo” em português). Antes de decorar o primeiro carro VOLVO em 1927, ele era usado com o nome de uma marca fabricante de rolamentos, a SKF.-O logotipoO polêmico logotipo da marca VOLVO, por mais estranho que pareça, não faz referência ao símbolo do gênero masculino, figura criada a partir de uma antiga representação do Deus romano Marte, como reclamam movimentos feministas mundo afora. Na verdade representa a robustez da indústria siderúrgica sueca do início do século XX. O símbolo era o sinal do ferro - um círculo com uma seta diagonal. Essa logomarca só é empregada atualmente na grade dianteira dos veículos, por uma questão de tradição da marca.
--Os slogansLive the life you want to lead. (2004)
For confidence on any road. (2003)
For life. (2001)
Life is a journey. Volvo for life. (1999)
A car you can believe in. (1998)
When it comes to safety. (1988)
A car company you can believe in. (1987)
Making cars safer. (1985)
A car with standards. (1979)
The car for people who think. (1975)
The intelligent choice. (1966)--
Dados corporativos● Origem: Suécia● Fundação: 14 de abril de 1927● Fundador: Assar Gabrielsson e Gustaf Larson● Sede mundial: Gotemburgo, Suécia
● Proprietário da marca: Zhejiang Geely Holdin Group
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Li Shufu
● CEO & Presidente: Fredrik Arp● Faturamento: US$ 15 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado● Fábricas: 3● Concessionárias: 2.341
● Vendas globais: 334.808 unidades (2009)
● Presença global: 103 países● Presença no Brasil: Sim● Maiores mercados: Estados Unidos, Suécia e Alemanha
● Funcionários: 24.000● Segmento: Automotivo
● Principais produtos: Automóveis● Ícones: A segurança de seus carros● Slogan: Volvo for life.
● Website: www.volvocars.com
-A marca no mundoA VOLVO vende seus carros em mais de 100 países ao redor do mundo através de 2.341 concessionárias. Globalmente é relativamente um fabricante de porte pequeno, com participação de mercado de cerca de 1 ou 2% nos principais países onde vende seus produtos. A Suécia, no entanto, é uma exceção onde um a cada cinco carros vendidos é VOLVO. A montadora vende em média um total de 334 mil carros anualmente, tendo como maiores mercados os Estados Unidos, que contabilizam cerca de 22% do volume total de vendas, Suécia, Alemanha, Grã Bretanha e Itália. A VOLVO possuí três fábricas: duas na Suécia (Torslanda e Uddevalla) e uma na Bélgica (Ghent).
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Você sabia?● Atualmente existem mais de 6.3 milhões de automóveis VOLVO rodando pelo mundo.-
-As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).-