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A história
Buscando novas oportunidades no mercado japonês, Shojiro Ishibashi, iniciou no dia 9 de abril de 1930 suas primeiras experiências na produção de pneus. Utilizando maquinário importado e com apenas 20 funcionários, produziu, então, seus primeiros protótipos, dentro da então recém fundada divisão de pneus da “Tabi” Socks, fábrica de calçados de sua família. O crescimento da indústria automobilística japonesa levou Shojiro a fundar, no dia 1 de março de 1931, com um capital de US$ 1 milhão, em Kurume, subúrbio de Fukuoka, a Bridgestone Tire & Co. O nome da empresa deriva do próprio sobrenome do fundador (“Ishibashi”, em inglês, significa “Stonebridge”, ou ponte de pedra). Por questão de sonoridade, inverteu-se o nome, nascendo assim a BRIDGESTONE, sinônimo de resistência, durabilidade e internacionalidade.
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No ano seguinte, a empresa exportou 14.000 unidades de pneus para caminhões e ônibus. A primeira fábrica da nova empresa ficou pronta em 1933, e no ano seguinte teve início a produção de pneus em larga escala. No final da década de 30, a empresa já se expandia, com a inauguração de uma nova fábrica de pneus na cidade de Yokohama e outra de borracha, na China. Durante a Segunda Guerra Mundial a empresa dedicava-se a abastecer a máquina de guerra do Japão. Em 1942, devido a restrição na utilização de nomes americanos, a empresa passou a se chamar Nippon Tire, Co., nome que utilizaria até 1951.
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-Com o fim do conflito, a empresa estava praticamente destruída: as instalações de Tóquio foram completamente destruídas pelos bombardeios, mas a fábrica de Kurume e Yokohama estavam intacta, possibilitando retomar a produção quase que imediatamente. Foi neste momento que a empresa começou a prodizir pneus para motocicletas e aeronaves, além de comercializar o primeiro pneu japonês com bandas de rayon em 1951. A empresa cresceu, e, em 1953, as vendas anuais da BRIDGESTONE já alcançavam US$ 280 milhões, o mais alto faturamento entre os fabricantes japoneses de pneus. Além disso, se expandiu internacionalmente, abrindo sua primeira fábrica fora do Japão em Singapura, no ano de 1965.-
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Ainda nesta década, a BRIDGESTONE lançaria no mercado o primeiro pneu radial do mundo. Ishibashi morreu aos 88 anos no dia 11 de setembro de 1976. Na época, além de dominar o mercado japonês de pneus, a BRIDGESTONE já os comercializava com sucesso no mercado norte-americano, através de uma subsidiária do estado da Califórnia desde 1967. No início dos anos 80, a empresa adquiriu três fábricas na Austrália e passou a figurar entre os seis maiores fabricantes de pneumáticos do mundo. A primeira fábrica em território americano foi inaugurada em 1983, iniciando o domínio da América. Logo depois, em 1988, a BRIDGESTONE comprou a tradicional Firestone, então a segunda maior produtora de pneus dos Estados Unidos, e anunciou um plano de investimentos da ordem de US$ 1.5 bilhões nas operações da americana. Um ano depois, foi criada a Bridgestone Americas Holding, que incorporou as operações da BRIDGESTONE/FIRESTONE nas Américas.
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No início da década de 90, em 1992, a BRIDGESTONE começou a inaugurar suas revendas exclusivas internacionais (no Japão já existiam desde 1982), chamadas Bridgestone Tyre Centre, ingressando assim no setor de varejo. Em 2007 a empresa comprou a Bandag, líder na produção de materiais e equipamentos para recapagem de pneus. Com sede em Muscatine, Iowa, a Bandag tem uma rede de mais de 900 revendas franqueadas que produzem e comercializam pneus recapados, além de prestarem serviços de gerenciamento na área. Atualmente a BRIDGESTONE fabrica pneus para carros de passeio, veículos para construção, veículos comerciais, máquinas agrícolas, ônibus, caminhão, aeronaves, motocicletas, carros de corrida e até mesmo metrô.
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A linha do tempo1935
● Iniciou a produção de equipamentos de golfe como bolas e tacos.
1949
● Iniciou a fabricação de bicicletas.1959● Iniciou a fabricação de pneus com fibras de nylon.1962● Desenvolveu o primeiro pneu radial para caminhões e ônibus.1967● Lançamento do RD10, o primeiro pneu radial do mundo para carros de passeio.
1978
● Lançamento do pneu super radial.1979● Lançamento do POTENZA, um pneu radial de alta performance.
1982
● Lançamento do primeiro pneu do mercado japonês feito especialmente para rodar em pisos com neve.
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● Iniciou a produção de equipamentos de golfe como bolas e tacos.
1949
● Iniciou a fabricação de bicicletas.1959● Iniciou a fabricação de pneus com fibras de nylon.1962● Desenvolveu o primeiro pneu radial para caminhões e ônibus.1967● Lançamento do RD10, o primeiro pneu radial do mundo para carros de passeio.
1978
● Lançamento do pneu super radial.1979● Lançamento do POTENZA, um pneu radial de alta performance.
1982
● Lançamento do primeiro pneu do mercado japonês feito especialmente para rodar em pisos com neve.
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As revendasA BRIDGESTONE possui milhares de revendas exclusivas ao redor do mundo, somente nos Estados Unidos e Canadá são mais de 2.200 unidades. No Brasil são mais de 600 unidades, o consumidor pode usufruir de serviços de alinhamento, balanceamento, suspensão, freio, troca de óleo, além de venda de acessórios e pneus das marcas BRIDGESTONE e Firestone. Todas as revendas possuem um único padrão visual pensado de forma a deixar o ambiente mais confortável e atraente para o consumidor, trazendo um conceito de comunicação com o consumidor de pneus, baseado em um grande projeto de arquitetura, marketing e comunicação estratégica. Com esse conceito, A BRIDGESTONE que transmitir para o cliente a própria experiência que ele tem com a marca: a tecnologia, precisão e modernidade dos produtos BRIDGESTONE.-
A ligação com as corridasA BRIDGESTONE ingressou na Fórmula 1 no ano de 1997, depois de fornecer pneus, somente para o Grande Prêmio do Japão nos anos de 1976 e 1977. Muito mais que bilhões de dólares em investimentos, o ingresso da marca na principal categoria do automobilismo mundial significava uma visão de futuro, possibilitando a empresa desenvolver tecnologia de ponta para competições e transferí-las para seus produtos de varejo, além de fixar a marca BRIDGESTONE na Europa, onde a francesa Michelin era muito forte. A decisão de ingressar no esporte foi acertada: a BRIDGESTONE participou de mais de 200 corridas, conquistou quase 150 vitórias e nove títulos mundiais. A BRIDGESTONE será a única fornecedora de pneus da Fórmula 1 no período 2007-2010.
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Os slogansPassion for Excellence.
A grip to the future.
It's Bridgestone or nothing. (2006)Designed to save lives.-
A grip to the future.
It's Bridgestone or nothing. (2006)Designed to save lives.-
Dados corporativos
● Origem: Japão
● Fundação: 1 de março de 1931● Fundador: Shojiro Ishibashi● Sede mundial: Tóquio, Japão● Proprietário da marca: Bridgestone Corporation● Capital aberto: Sim (1961)
● Chairman, CEO & Prsidente: Shoshi Arakawa
● Faturamento: US$ 32.3 bilhões (2008)
● Lucro: US$ 104.1 milhões (2008)
● Valor de mercado: €9 bilhões (maio/2009)
● Fábricas: 182● Presença global: 150 países● Presença no Brasil: Sim (2 fábricas)
● Funcionários: 134.000
● Segmento: Automotivo● Principais produtos: Pneus para carros, motos e caminhões
● Ícones: O famoso B de seu logotipo● Slogan: Passion for Excellence.
● Website: www.bridgestone.com
● Fundação: 1 de março de 1931● Fundador: Shojiro Ishibashi● Sede mundial: Tóquio, Japão● Proprietário da marca: Bridgestone Corporation● Capital aberto: Sim (1961)
● Chairman, CEO & Prsidente: Shoshi Arakawa
● Faturamento: US$ 32.3 bilhões (2008)
● Lucro: US$ 104.1 milhões (2008)
● Valor de mercado: €9 bilhões (maio/2009)
● Fábricas: 182● Presença global: 150 países● Presença no Brasil: Sim (2 fábricas)
● Funcionários: 134.000
● Segmento: Automotivo● Principais produtos: Pneus para carros, motos e caminhões
● Ícones: O famoso B de seu logotipo● Slogan: Passion for Excellence.
● Website: www.bridgestone.com
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A marca no mundoA BRIDGESTONE, maior produtora de pneus do mundo, produz e vende mais de 8 mil tipos de pneus, dos mais variados modelos e tamanhos. Comercializa seus produtos em 150 países ao redor do mundo, possuindo 182 fábricas, sendo 76 de pneus, 20 de matérias-primas e 86 de produtos diversos (autopeças, semicondutores, equipamentos para golfe e tênis, bicicletas). A evolução tecnológica do grupo tem o respaldo de seis centros técnicos de excelência, instalados em pontos estratégicos para a organização: Brasil, Estados Unidos, Itália, Japão (2) e China. A América do Norte representa o maior mercado da marca com 43%, seguida do Japão com 27% e da Europa com 15%. Além da produção de pneus, a BRIDGESTONE atua ainda no ramo esportivo, com a fabricação de bicicletas e equipamentos de golfe.
-Você sabia?● A venda de pneus representa 81% do faturamento total da BRIDGESTONE.
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-Você sabia?● A venda de pneus representa 81% do faturamento total da BRIDGESTONE.
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-As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).-
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