
A história
Tudo começou na cidade de Londres exatamente no dia 19 de março de 1899 com a criação da empresa CC Wakefield & Co Ltd pelo visionário Charles “Cheers” Wakefield, que aos 39 anos deixou um emprego estável e com seu talento empreendedor desenvolveu produtos e estratégias comerciais inovadoras, antevendo a importância vital que os óleos e lubrificantes teriam no maquinário industrial. No ano seguinte, foi descoberto e patenteado o lubrificante Wakefield para eixos das engrenagens das locomotivas a vapor. Nesta época a empresa produzia óleos e lubrificantes para composições ferroviárias e máquinas pesadas. Pouco depois, Wakefield começou a se interessar particularmente pelas duas grandes invenções da época, o automóvel e o avião. Esse interesse revolucionou seus negócios, e, em 1906, sua empresa lançou no mercado o primeiro óleo para motores de combustão interna já com a marca CASTROL. O nome derivava da junção das palavras CASTOR e OIL (que em inglês significa Óleo de Rícino), já que o novo óleo era uma mistura de minerais e vegetais.
Porém, foi somente em 1909 que o óleo CATSROL C começou a ser vendido ao público em geral. Pouco tempo depois, foi a vez de uma linha completa de produtos para motocicletas, aviões e carros de competição ser introduzida no mercado. Todos esses produtos foram testados ao limite pelos melhores pilotos da época, o que gerava enorme credibilidade para a marca. As inovações continuaram e logo vieram os lubrificantes especiais para os segmentos de veículos comerciais, marítimo e industrial. Estabelecendo parcerias com grandes empresas daquela época, o progresso da marca CASTROL deu-se rapidamente e a empresa tornou-se referência em produtos com alta qualidade que utilizavam tecnologia avançada.
Com uma visão pioneira de marketing, sendo um precursor do que viria a ser propaganda e marketing hoje em dia, Wakefield, em 1922, utilizou um avião para desenhar no céu londrino o nome CASTROL. A partir daí criou maneiras originais de chamar atenção para seus produtos e, portanto, para atrair novos clientes. A marca CASTROL começou a aparecer em faixas e bandeiras, em eventos de aviação, corridas de automóveis e competições de quebra de recorde de velocidade em terra. Quando um de seus patrocinados vencia uma competição, a empresa mandava imprimir anúncios enfatizando que o veículo usava lubrificante CASTROL. O recorde de velocidade em terra foi quebrado vinte e três vezes, entre os anos 20 e 30, em dezoito ocasiões por motores que usavam CASTROL. Ao mesmo tempo, ele expandia sua empresa, cada vez mais lucrativa, desenvolvendo lubrificantes, especialmente, para as características individuais dos motores de diversos fabricantes de automóveis. Em 1935 surgiram os lubrificantes de motor à base detergente patenteados pela CASTROL.
Após 1939, apesar da Segunda Guerra Mundial, a empresa expandiu-se para toda Europa, Estados Unidos, Ásia e África. Em 1953 foi desenvolvido o primeiro lubrificante semi-sintético para motor, conhecido como Castrol R20, em parceria com a alemã Mercedes Benz. Pouco depois, em 1957, a CASTROL desembarcou oficialmente no Brasil para comercializar seus óleos e lubrificantes. Em 1966, a empresa foi comprada pela Burmah Oil Company, uma das mais antigas companhias de petróleo inglesas, mas manteve seu nome comercial. Dois anos depois, a CASTROL lançaria o lubrificante mais famoso de todos os tempos: CASTROL GTX, primeiro lubrificante multi-graduado do mercado, que rapidamente se tornou um sucesso de vendas em postos de gasolina e oficinas mecânicas em mais de 140 países.
Foi também a CASTROL a primeira a introduzir o tungstênio líquido nos lubrificantes para motores revolucionando a lubrificação através das suas propriedades antifricção; o primeiro óleo verdadeiramente sintético e nos anos 70 introduzindo um lubrificante de viscosidade zero no mercado, trazendo benefícios substanciais no consumo de combustível, um produto anteriormente somente disponível para equipes de competição. Outra inovação foi o lançamento do CASTROL GTX MAGNATEC, que possuía a revolucionária propriedade de “atração molecular única”, protegendo assim o motor desde o momento em que era dado à partida, reduzindo drasticamente o desgaste. Nesta época, a estratégia de patrocínios prosseguia com vitórias sucessivas. No rali Londres/México, em 1970, 16 dos 23 finalistas usavam CASTROL.
Em 1986, a empresa foi pioneira ao lançar no mercado uma linha de lubrificantes compatíveis com os catalisadores e introduziu o CASTROL DYNAMAX, o primeiro lubrificante diesel a permitir um melhor controle de consumo de combustível. No mesmo ano a marca CASTROL foi premiada com o “Pollution Abatement Techology” para o revolucionário CASTROL BIOLUBE 100, primeiro lubrificante náutico biodegradável. Em julho de 2000, a CASTROL foi adquirida pela gigante britânica British Petroleum, empresa fundada em 1909 para a exploração de petróleo na Pérsia e que hoje é focada nos mercados de energia e combustíveis. Surgiu, assim, a divisão BP CASTROL. Na seqüência dessa aquisição, a CASTROL passou a ser a principal marca de lubrificantes da BP no mundo, trazendo milhões de novos clientes, expandindo ainda mais seu alcance global e lançando lubrificantes de tecnologia de ponta e alta performance para todos os tipos de veículos.
A ligação da marca com automóveis e velocidade é antiga e evidente, tanto que a CASTROL possui parceria com algumas das principais montadoras do mundo, incluindo Jaguar, Aston Martin, Volvo e Land Rover, que recomendam a utilização de óleos e lubrificantes da marca em seus carros. Além disso, a marca patrocina diversas competições de automobilismo importantes como o Mundial de Moto Velocidade, o Campeonato Mundial de Superbikes, o Campeonato Mundial de Rali e o Campeonato Mundial de Turismo. A CASTROL também foi uma importante patrocinadora da equipe de Fórmula 1 Williams e do tradicional rali Paris-Dakar. A empresa também possui uma relação íntima com o futebol. A CASTROL será uma das patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo de 2014.
Produtos avançados
Atualmente a CASTROL possui uma linha de óleos e lubrificantes que utilizam tecnologia avançada, proporcionando uma qualidade superior, evitando assim desgastes e gerando uma maior economia. Sua linha é composta, além do tradicional CASTROL GTX, por lubrificantes que estão entre os mais modernos do mercado:
CASTROL ELIXION, um lubrificante inovador, totalmente sintético, fruto da engenharia molecular exclusiva da marca. A viscosidade única deste lubrificante reduz o atrito interno do motor e o consumo de combustível. O lubrificante proporciona uma economia de combustível de pelo menos 4%, um excelente arranque a frio e uma excelente capacidade de controle da fuligem. Destaque, ainda, para reduzida emissão de produtos nocivos ao meio ambiente.
CASTROL SLX LONG LIFE, um lubrificante totalmente sintético, de alto desempenho e baixas emissões, que incorpora o revolucionário conceito “Clean Performance Technology”, especificamente desenvolvido para as novas gerações de motores a diesel e a gasolina. Este avançado lubrificante, desenvolvido em parceria com o grupo VW-Audi, foi especialmente criado para manter limpo o filtro de escape e proteger o motor, otimizando o desempenho e a economia de combustível.
CASTROL FORMULA SLX, um lubrificante 100% sintético, recomendado para todos os motores de automóveis de passeio ou esportivo, tanto a gasolina como Diesel, com ou sem injeção eletrônica, onde é exigido o máximo rendimento do motor sob as mais severas condições de funcionamento.
GTX 3 PROTECTION PLUS, um lubrificante de base mineral, desenvolvido para proporcionar o máximo rendimento aos motores modernos, inclusive os turbo alimentados e multiválvulas, tanto a gasolina como a Diesel.
CASTROL EDGE, um lubrificante totalmente sintético para muitas especificações de motores, incluindo modelos da Mercedes-Benz, General Motors, BMW e Volkswagen. Foi especialmente desenvolvido com reserva de desempenho que permitem intervalos de troca estendidos, que podem atingir 50.000 km.
CASTROL MAGNATEC, um lubrificante que contém Moléculas Inteligentes que protegem o motor do automóvel continuamente, mantendo-o novo e proporcionando uma proteção continua e ativa durante mais tempo.
CASTROL ACTEVO GP, é um produto de alta qualidade desenvolvido especialmente para os modernos motores 4T de motocicletas.
CASTROL GTX ECOFLEX, primeiro lubrificante testado e aprovado para motores flex.
CASTROL CRB TURBO SAE, um lubrificante indicado para todos os tipos de caminhões, turbinados ou convencionais, que utiliza tecnologia sintética com formulação Termo Top, um pacote de aditivos desenvolvido para proteger o motor nas altas temperaturas e condições severas de serviço.

A evolução visual
A evolução do logotipo da CASTROL foi bastante acentuada no decorrer dos anos. As principais modificações ocorreram em 1946, quando o logotipo ganhou uma forma redonda; em 1958, quando a palavra WAKEFIELD foi retirada do logotipo; e a mais radical delas, em 2001, quando o novo logotipo ganhou ares de modernidade.
Os Slogans
It’s more than just oil. It’s liquid engineering. (2008)
Everything else is just motor oil. (2003)
Castrol - liquid engineering. (1999)
Fit it in your car. (1985, GTX)
The masterpiece in oils. (1950)
Mais que óleo, engenharia líquida. (Brasil)
Dados corporativos
● Origem: Inglaterra
● Fundação: 19 de março de 1899
● Fundador: Charles “Cheers” Wakefield
● Sede mundial: Swindon, Inglaterra
● Proprietário da marca: BP p.l.c
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Carl-Henric Svanberg (BP)
● CEO: Bob Dudley
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 150 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 10.000
● Segmento: Petroquímico
● Principais produtos: Óleos e lubrificantes
● Ícones: O óleo CASTROL GTX
● Slogan: It’s more than just oil. It’s liquid engineering.
● Website: http://www.castrol.com/
A marca no mundo
Atualmente, depois de um século de experiência, a CASTROL está presente em mais de 150 países, comercializando produtos em diferentes segmentos. Muito embora a maioria das pessoas conheça a marca pelos seus feitos no desenvolvimento de lubrificantes para carros e motos, a CASTROL também produz lubrificantes para situações que diretamente afetam a nossa vida cotidiana em formas menos visíveis, tais como na produção de gás e eletricidade, indústria de transporte, veículos para a construção e movimentação de terras, refrigeração, trabalhos em metal e plástico, além dos lubrificantes para o setor marítimo e para a indústria em geral.
Você sabia?
● Recordes de velocidade foram quebrados 21 vezes por carros que utilizavam lubrificantes CASTROL. Um desses recordes importantes foi superado em 1997, quando o Thrust, estabeleceu o 1º recorde mundial de velocidade supersônica.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Sem comentários:
Enviar um comentário
:DEIXA AKI O TEU COMENTÁRIO