Eles foram consumidos, ou melhor, chupados, pela seleção francesa campeã do mundo em 1998; pela cantora Madonna, fã incondicional da guloseima; pela super modelo Kate Moss; pelo estilista Giorgio Armani, que faz questão de levá-los aos seus desfiles; e até mesmo pelos astronautas russos da estação espacial Mir. Os pirulitos CHUPA CHUPS, além de estarem dentro das bocas mais famosas do mundo, divertem milhões de crianças pelo mundo afora com uma infinidade de sabores e formatos.
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A história
As crianças espanholas conheceram o pirulito (“lollipop” em inglês) pelas mãos de Enric Bernat Fontlladosa, um catalão filho de confeiteiros, cujo avô, Josep Bernat, se tornou no primeiro “baleiro” a fabricar caramelos na Espanha em meados do século XIX. Tudo começou em 1957, quando Enric se tornou sócio de uma pequena empresa produtora de doces, chamada Granja Asturias, localizada em Villamayor na região das Astúrias, após convencer seus proprietários a se concentrarem na fabricação de em um só produto. Depois de meses de pesquisas e desenvolvimento, o primeiro pirulito, em palito de madeira, era lançado no mercado espanhol em 1958 ao preço de uma peseta. Seu invento era simples, colocar doces em palitos para as crianças não sujarem as mãos. Sobre sua brilhante idéia de colocar o caramelo redondo em um palito, Enric comentava: “Eu observei as balas e fiquei surpreso ao constatar que não havia nenhuma feita para crianças, seus principais consumidores. Elas não se encaixavam bem nas bocas das crianças, sujavam suas mãos e criavam problemas para as mães. Por isso, tive a idéia de colocá-las em um palito”.
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Para assegurar a rentabilidade do produto, ele adquiriu todas as patentes que pudessem competir com seu invento por 15 anos. O pirulito foi chamado inicialmente de GOL, devido ao formato redondo semelhante a uma bola de futebol. Porém, Enric não estava totalmente convencido que este seria o nome ideal e contratou uma agência de publicidade para criar um nome mais chamativo. Várias idéias surgiram: Pals, Rols e Chups. Ele gostou de Chups. Porém, o jingle para promover o novo produto “Chupa um dolce caramelo, chupa chupa chupa um Chups, que és redondo y dura mucho, chupa chupa chupa um Chups” acabou se tornando tão famosos que o nome escolhido foi CHUPA CHUPS. As bolinhas doces e açucaradas, sustentadas por um palito, e que cabiam perfeitamente na boca da criançada, rapidamente transformaram-se em um enorme sucesso de vendas e, em dois anos, a marca da nova guloseima estava consagrada. - -
CHUPA CHUPS foi registrado como marca oficialmente em 1962 e dois anos depois a empresa adotou o mesmo nome. Nesta época os pirulitos eram vendidos em mais de 300 mil pontos de venda espalhados por toda a Espanha e ganharam enorme reconhecimento através de seus displays coloridos e com formatos criativos, localizados sempre próximos às caixas registradoras, que permitiam uma exposição muito mais atraente do produto nos estabelecimentos. Ainda nesta década, foi montada uma enorme rede de distribuição composta por 600 automóveis, modelo Seat, pintados nas cores e com o logotipo da marca, facilmente reconhecido por seus consumidores.
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Em 1967, uma nova fábrica foi construída em Sant Esteve de Sesrovires, Barcelona, com a finalidade maior de produzir para exportação. Dois anos mais tarde, o palito de madeira foi substituído por plástico, considerado mais higiênico e seguro. A expansão internacional começou pouco depois com a construção da fábrica Sociéte Bernat et Cie., em Bayona na França. Não demorou muito para os coloridos pirulitos serem vistos em abundâncias em países asiáticos como Malásia e Cingapura. Na década de 80 o produto invadiu fortemente o mercado europeu e americano, e praticamente se tornou uma “epidemia”. Foi nesta época que a marca começou a investir nas celebridades, como a cantora Madonna e o técnico holandês Johan Cruyff, para promover seus famosos pirulitos. Outro fator de sucesso da marca foi uma campanha contra o cigarro, que tinha como slogan “Smoke Chupa Chups” (“Chupe Chupa Chups”), atraindo um grande número de consumidores adultos e fumantes, que chupavam o pirulito para substituir o terrível vício. Além disso, em alguns países várias máquinas automáticas foram espalhadas em bares, restaurantes e aeroportos. Tudo para incentivar a substituição do cigarro pelo pirulito.
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A marca começou a diversificar sua linha de produtos em 1994 com o lançamento de novos sabores e das balinhas Smint; e em 2003, com a introdução do Cremosa, um pirulito com recheio cremoso de frutas. Em julho de 2006, a marca foi adquirida pela empresa ítalo-holandesa Perfetti Van Melle, terceira maior produtora mundial no setor de confeitos. Nos anos seguintes a linha de produtos da marca foi expandida com o lançamento de novos produtos como: CHUPA CHUPS FRUITELLA, um pirulito com sabor da famosa bala de morango, introduzido em 2009; e GOMIS, uma linha de bolas de goma. Recentemente a marca estreou uma campanha publicitária, denominada “Live a Life Less Serious”, com sua primeira mascote global, um boneco bizarro chamado Chuck.
- - Os divertidos sabores Os pirulitos CHUPA CHUPS podem, dependendo do país, ser encontrados em mais de 100 sabores, incluindo, além dos tradicionais de frutas (uva, morango, cereja, raspberry, banana, melancia, laranja, manga, abacaxi, limão e maçã verde), alguns exóticos como pimenta (criado especialmente para o mercado mexicano), lichia, café, sorvete de chocolate e morango com creme, chá verde, chá com limão, morango com chocolate, caramelo, cola e cacau com baunilha. E muitos deles vêm com brinquedinhos divertidos para as crianças. Os famosos pirulitos também estão disponíveis em várias outras versões: sem açúcar, recheado com chiclete, em tamanho mini, com leite e com recheio cremoso.
- - Campanhas que fizeram história A marca CHUPA CHUPS agradece o marketing, muitas vezes espontâneo, de várias celebridades em relação ao seu produto. Madonna, grandes astros esportivos, Michael Jackson, os meninos do grupo East 17, os modelos Joel West e Marcus Schenkenberg e até o roqueiro Perry Farrell. Todos contribuíram para tornar CHUPA CHUPS uma marca cult. As garotas do Spice Girls foram contratadas pela marca como garotas-propaganda. O sucesso foi tanto que acabaram ganhando uma linha de produtos composta pelo Fantasy Ball (pirulito sabor pêssego com chiclete dentro), o Pen Pop (porta-pirulito com caneta), o Pop Talker (porta-pirulito em forma de microfone), e o Crazy Dips (pirulito com formato de pé). E não só com celebridades a empresa pretendeu atingir o novo público. Há poucos anos atrás, a marca iniciou um projeto ousado de conquistar adultos com uma guloseima caracteristicamente infantil. E a empresa vem colhendo resultados surpreendentes. Na Europa, por exemplo, os consumidores acima de 20 anos já respondem por 50% das vendas. Uma campanha capaz de despertar nos adultos o lado, digamos erótico do produto, fez muito sucesso nos Estados Unidos e na Europa. Um anúncio exibia uma loura deslumbrante, degustando sensualmente o pirulito. Título da propaganda: “Prazer. Oral”. Na Alemanha, outra campanha intitulada “Me Lambe”, mostrava que o pirulito tinha um apelo sexual. Porém, uma das campanhas mais criativas e conceituais para marca foi criada recentemente pela agência sul-africana Lowe Bull, baseando-se no conceito de que os pirulitos eram essenciais para crianças. Com o slogan “It’s the end of the world without it” (É o fim do mundo sem ele), os anúncios mostravam dramas adultos ganhando moldes infantis diante da falta do famoso pirulito.
- - A evolução visual Apesar do logotipo original da marca CHUPA CHUPS ter sido uma menininha, com a intenção de expandir o produto a outros mercados a empresa sentiu necessidade de uma identidade universal. E isso era trabalho para um artista. E o artista foi ninguém menos que o surrealista Salvador Dali. Tudo começou em 1969 quando Enric viajou para Figueras, cidade a 150 quilômetros de Barcelona, para visitar o famoso artista. Durante a refeição e em menos de uma hora, Dali desenhou o que seria o logotipo da marca CHUPA CHUPS em um pedaço de jornal. Fez considerações a respeito da disposição do logotipo na embalagem do produto, sugerindo sua aplicação no topo da embalagem como uma coroa, facilitando assim sua visibilidade e dando maior força de exposição à marca. Surgia assim o famoso logotipo na forma de uma margarida estilizada da marca CHUPA CHUPS, seguido do slogan “És rodó i dura molt, Chupa Chups”. Ou seja, “É redondo e dura muito, Chupa Chups”. Forte, alegre e único, o logotipo provou que era universalmente popular e se tornou um ícone definitivo para uma marca mundialmente famosa. Nos anos seguintes, o logotipo foi sendo modernizado, sempre mantendo sua forma original.
- - Os slogans Chupa un Chups. (1958) Smoke Chupa Chups.
Flavour that stick to you.
Moving your world. (2008)
Life Less Serious. (2008)
- - Dados corporativos ● Origem: Espanha ● Lançamento: 1958
● Criador: Enric Bernat ● Sede mundial: Barcelona, Espanha
● Proprietário da marca: Perfetti Van Melle S.P.A. ● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Augusto Perfetti (Perfetti Van Melle)
● CEO: Xavier Bernat
● Faturamento: US$ 850 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Fábricas: 14 ● Presença global: + 150 países
● Presença no Brasil: Sim ● Funcionários: 2.000 ● Segmento: Doces
● Principais produtos: Pirulitos e balas
● Mascote: Chuck ● Ícones: O logotipo "margarida"
● Slogan: Life Less Serious.
● Website: http://www.chupachups.com/
- A marca no mundo O produto é encontrado em 150 países ao redor do mundo, sendo que aproximadamente 90% das vendas se dão fora da Espanha. Hoje, a empresa fabrica aproximadamente cinco bilhões de pirulitos por ano em fábricas espalhadas pelo mundo: 3 na Espanha (Villamayor, Barcelona e Zaragoza), 2 na França (Bayonne e Cambrai), 2 na Rússia (Moscou e São Petersburgo), 2 no Brasil (São Paulo e Natal), uma nos Estados Unidos (Atlanta), uma na Inglaterra (Londres), uma na China (Xangai), uma em Portugal (Lisboa) e uma no México (Cidade do México). Desde seu lançamento no mercado CHUPA CHUPS, que possui 34% de participação no mercado mundial, já vendeu mais de 60 bilhões de pirulitos.
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Você sabia? ● A partir de 2000, a empresa criou uma divisão para licenciar a marca CHUPA CHUPS para outros segmentos de produtos. Isto porque, a marca reunia três requisitos importantes para ser licenciada: alta notoriedade, personalidade forte, além de ser uma love brand, ou seja, conecta-se com o público em nível emocional. Surgiram então roupas, calçados, acessórios, óculos, perfumes, produtos de higiene, itens de decoração, cosméticos e brinquedos com a divertida marca espanhola. Essa divisão rendeu para a empresa mais de €40 milhões em 2009.
- - As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). -
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CHUPA CHUPS foi registrado como marca oficialmente em 1962 e dois anos depois a empresa adotou o mesmo nome. Nesta época os pirulitos eram vendidos em mais de 300 mil pontos de venda espalhados por toda a Espanha e ganharam enorme reconhecimento através de seus displays coloridos e com formatos criativos, localizados sempre próximos às caixas registradoras, que permitiam uma exposição muito mais atraente do produto nos estabelecimentos. Ainda nesta década, foi montada uma enorme rede de distribuição composta por 600 automóveis, modelo Seat, pintados nas cores e com o logotipo da marca, facilmente reconhecido por seus consumidores.
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Em 1967, uma nova fábrica foi construída em Sant Esteve de Sesrovires, Barcelona, com a finalidade maior de produzir para exportação. Dois anos mais tarde, o palito de madeira foi substituído por plástico, considerado mais higiênico e seguro. A expansão internacional começou pouco depois com a construção da fábrica Sociéte Bernat et Cie., em Bayona na França. Não demorou muito para os coloridos pirulitos serem vistos em abundâncias em países asiáticos como Malásia e Cingapura. Na década de 80 o produto invadiu fortemente o mercado europeu e americano, e praticamente se tornou uma “epidemia”. Foi nesta época que a marca começou a investir nas celebridades, como a cantora Madonna e o técnico holandês Johan Cruyff, para promover seus famosos pirulitos. Outro fator de sucesso da marca foi uma campanha contra o cigarro, que tinha como slogan “Smoke Chupa Chups” (“Chupe Chupa Chups”), atraindo um grande número de consumidores adultos e fumantes, que chupavam o pirulito para substituir o terrível vício. Além disso, em alguns países várias máquinas automáticas foram espalhadas em bares, restaurantes e aeroportos. Tudo para incentivar a substituição do cigarro pelo pirulito.
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A marca começou a diversificar sua linha de produtos em 1994 com o lançamento de novos sabores e das balinhas Smint; e em 2003, com a introdução do Cremosa, um pirulito com recheio cremoso de frutas. Em julho de 2006, a marca foi adquirida pela empresa ítalo-holandesa Perfetti Van Melle, terceira maior produtora mundial no setor de confeitos. Nos anos seguintes a linha de produtos da marca foi expandida com o lançamento de novos produtos como: CHUPA CHUPS FRUITELLA, um pirulito com sabor da famosa bala de morango, introduzido em 2009; e GOMIS, uma linha de bolas de goma. Recentemente a marca estreou uma campanha publicitária, denominada “Live a Life Less Serious”, com sua primeira mascote global, um boneco bizarro chamado Chuck.
- - Os divertidos sabores Os pirulitos CHUPA CHUPS podem, dependendo do país, ser encontrados em mais de 100 sabores, incluindo, além dos tradicionais de frutas (uva, morango, cereja, raspberry, banana, melancia, laranja, manga, abacaxi, limão e maçã verde), alguns exóticos como pimenta (criado especialmente para o mercado mexicano), lichia, café, sorvete de chocolate e morango com creme, chá verde, chá com limão, morango com chocolate, caramelo, cola e cacau com baunilha. E muitos deles vêm com brinquedinhos divertidos para as crianças. Os famosos pirulitos também estão disponíveis em várias outras versões: sem açúcar, recheado com chiclete, em tamanho mini, com leite e com recheio cremoso.
- - Campanhas que fizeram história A marca CHUPA CHUPS agradece o marketing, muitas vezes espontâneo, de várias celebridades em relação ao seu produto. Madonna, grandes astros esportivos, Michael Jackson, os meninos do grupo East 17, os modelos Joel West e Marcus Schenkenberg e até o roqueiro Perry Farrell. Todos contribuíram para tornar CHUPA CHUPS uma marca cult. As garotas do Spice Girls foram contratadas pela marca como garotas-propaganda. O sucesso foi tanto que acabaram ganhando uma linha de produtos composta pelo Fantasy Ball (pirulito sabor pêssego com chiclete dentro), o Pen Pop (porta-pirulito com caneta), o Pop Talker (porta-pirulito em forma de microfone), e o Crazy Dips (pirulito com formato de pé). E não só com celebridades a empresa pretendeu atingir o novo público. Há poucos anos atrás, a marca iniciou um projeto ousado de conquistar adultos com uma guloseima caracteristicamente infantil. E a empresa vem colhendo resultados surpreendentes. Na Europa, por exemplo, os consumidores acima de 20 anos já respondem por 50% das vendas. Uma campanha capaz de despertar nos adultos o lado, digamos erótico do produto, fez muito sucesso nos Estados Unidos e na Europa. Um anúncio exibia uma loura deslumbrante, degustando sensualmente o pirulito. Título da propaganda: “Prazer. Oral”. Na Alemanha, outra campanha intitulada “Me Lambe”, mostrava que o pirulito tinha um apelo sexual. Porém, uma das campanhas mais criativas e conceituais para marca foi criada recentemente pela agência sul-africana Lowe Bull, baseando-se no conceito de que os pirulitos eram essenciais para crianças. Com o slogan “It’s the end of the world without it” (É o fim do mundo sem ele), os anúncios mostravam dramas adultos ganhando moldes infantis diante da falta do famoso pirulito.
- - A evolução visual Apesar do logotipo original da marca CHUPA CHUPS ter sido uma menininha, com a intenção de expandir o produto a outros mercados a empresa sentiu necessidade de uma identidade universal. E isso era trabalho para um artista. E o artista foi ninguém menos que o surrealista Salvador Dali. Tudo começou em 1969 quando Enric viajou para Figueras, cidade a 150 quilômetros de Barcelona, para visitar o famoso artista. Durante a refeição e em menos de uma hora, Dali desenhou o que seria o logotipo da marca CHUPA CHUPS em um pedaço de jornal. Fez considerações a respeito da disposição do logotipo na embalagem do produto, sugerindo sua aplicação no topo da embalagem como uma coroa, facilitando assim sua visibilidade e dando maior força de exposição à marca. Surgia assim o famoso logotipo na forma de uma margarida estilizada da marca CHUPA CHUPS, seguido do slogan “És rodó i dura molt, Chupa Chups”. Ou seja, “É redondo e dura muito, Chupa Chups”. Forte, alegre e único, o logotipo provou que era universalmente popular e se tornou um ícone definitivo para uma marca mundialmente famosa. Nos anos seguintes, o logotipo foi sendo modernizado, sempre mantendo sua forma original.
- - Os slogans Chupa un Chups. (1958) Smoke Chupa Chups.
Flavour that stick to you.
Moving your world. (2008)
Life Less Serious. (2008)
- - Dados corporativos ● Origem: Espanha ● Lançamento: 1958
● Criador: Enric Bernat ● Sede mundial: Barcelona, Espanha
● Proprietário da marca: Perfetti Van Melle S.P.A. ● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Augusto Perfetti (Perfetti Van Melle)
● CEO: Xavier Bernat
● Faturamento: US$ 850 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Fábricas: 14 ● Presença global: + 150 países
● Presença no Brasil: Sim ● Funcionários: 2.000 ● Segmento: Doces
● Principais produtos: Pirulitos e balas
● Mascote: Chuck ● Ícones: O logotipo "margarida"
● Slogan: Life Less Serious.
● Website: http://www.chupachups.com/
- A marca no mundo O produto é encontrado em 150 países ao redor do mundo, sendo que aproximadamente 90% das vendas se dão fora da Espanha. Hoje, a empresa fabrica aproximadamente cinco bilhões de pirulitos por ano em fábricas espalhadas pelo mundo: 3 na Espanha (Villamayor, Barcelona e Zaragoza), 2 na França (Bayonne e Cambrai), 2 na Rússia (Moscou e São Petersburgo), 2 no Brasil (São Paulo e Natal), uma nos Estados Unidos (Atlanta), uma na Inglaterra (Londres), uma na China (Xangai), uma em Portugal (Lisboa) e uma no México (Cidade do México). Desde seu lançamento no mercado CHUPA CHUPS, que possui 34% de participação no mercado mundial, já vendeu mais de 60 bilhões de pirulitos.
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Você sabia? ● A partir de 2000, a empresa criou uma divisão para licenciar a marca CHUPA CHUPS para outros segmentos de produtos. Isto porque, a marca reunia três requisitos importantes para ser licenciada: alta notoriedade, personalidade forte, além de ser uma love brand, ou seja, conecta-se com o público em nível emocional. Surgiram então roupas, calçados, acessórios, óculos, perfumes, produtos de higiene, itens de decoração, cosméticos e brinquedos com a divertida marca espanhola. Essa divisão rendeu para a empresa mais de €40 milhões em 2009.
- - As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). -
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