CANON

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A história
A história da empresa teve origem no ano de 1933 quando foi inaugurado o Laboratório de Instrumentos de Precisão Ópticos (Precision Optical Instruments Laboratory), localizado no terceiro andar de um apartamento da cidade de Tóquio, por um jovem apaixonado por fotografia de nome Goro Yoshida e seu cunhado Saburo Uchida. O principal objetivo dos dois jovens era construir máquinas fotográficas de alta qualidade a um preço muito menor do que as existentes no mercado, até então exclusivamente importadas e muito caras. No mês de junho do ano seguinte a empresa produziu a 1ª máquina fotográfica de 35 mm japonesa com foco plano, batizada de “Kwanon”, nome que teve origem no Deus da Piedade da religião budista chamado Kuan Yin. Essa câmera foi construída com a ajuda de um grande amigo de Uchida, o Dr. Takeshi Mitari, que depois viria a se tornar presidente da empresa.
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O nome CANON foi registrado como marca no dia 26 de junho de 1935. A palavra foi mudada em virtude da pronúncia, por ter um som semelhante ao nome do primeiro produto da empresa, e pelo significado de “Kwanon” implicar em precisão, representando exatamente os ambiciosos objetivos da empresa no que se referia a desenvolvimento de tecnologias avançadas. Dois anos depois, no dia 10 de agosto, a empresa mudou de nome, surgindo assim à antecessora da CANON: o Laboratório de Instrumentos de Precisão Ópticos em Meguro. O Dr. Takeshi Mitari se tornou o presidente da nova empresa, que reunia um pequeno grupo de inventores e cientistas do antigo Laboratório de Instrumentos de Precisão Ópticos. No ano de 1940 a empresa fabricou a 1ª Câmara de Raios-X japonesa. A primeira sucursal nos Estados Unidos foi aberta em 1955, começando a internacionalização da marca. No ano seguinte lançou o Canon Cine 8T, primeira câmera 8mm para cinema do país, com avançada tecnologia, ingressando milionário segmento do cinema; e pouco depois, em 1958, a primeira lente objetiva de foco variável.
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No final desta década, a CANON introduziu uma linha de equipamentos para escritórios, composta por aparelhos como as copiadoras. Na década de 60 a CANON introduziu no mercado várias novidades como a 1ª calculadora com 10 teclas, o Canofax eletrônico (em 1965) e a 1ª fotocopiadora de papel normal (em 1968). A empresa começou a interessar-se pelas máquinas profissionais e desenvolveu a primeira foto-copiadora com papel comum japonesa em 1970. Mais tarde, diversificou-se e alargou as suas atividades com o lançamento das impressoras a laser (LBP) e bubble jet (conhecidas como impressoras BJ) nos anos 80.
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Em 2006 a CANON lançou uma nova campanha publicitária com o slogan imageANYWARE, que simbolizava um ambiente sem fronteiras de pessoas, dispositivos, imagens e informações, o que permitia viver e trabalhar da forma que quiser, a qualquer hora e em qualquer lugar. Era uma afirmação à própria empresa e aos seus clientes de que a CANON não era simplesmente uma empresa de copiadoras e câmeras, mas também capaz de oferecer soluções de imagens totalmente integradas para o ambiente de negócios e doméstico. Atualmente a CANON se destaca pelo desenvolvimento de tecnologias de gerenciamento de documentos e de imagem e pela fabricação de uma ampla variedade de produtos que vão desde câmeras, copiadoras, fax e impressoras, até equipamentos ópticos para a indústria de semicondutores e lentes profissionais para broadcasting.
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A CANON é uma das raras marcas que se pode orgulhar da sua presença no mercado de profissionais e amadores. A vasta gama de soluções de impressão e de gestão de documentos destina-se a uma clientela muito diversificada, desde empresas multinacionais e governos, passando pelos trabalhadores independentes e amadores.
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A linha do tempo1952
● Lançamento da CANON IVSb, primeira câmera de 35 mm com flash sincronizado.
1954
● Desenvolvimento, em parceria com o NHK Science and Technical Research Laboratories, uma câmera especialmente para gravações de televisão.
1958
● Lançamento das primeiras lentes com função zoom para televisão.
1961● Lançamento da 1ª máquina fotográfica “Canonet”, com um novíssimo mecanismo de exposição automática.
1964● Lançamento da Canola 130, primeira calculadora eletrônica de dez teclas do mundo.
1965● Lançamento do Canofax 1000, primeiro aparelho de fax da marca.
1970● Lançamento da NP1100, primeira fotocopiadora da marca.
1973
● Lançamento da primeira copiadora colorida.
1979● Lançamento da LBP-10, impressora que utilizava um semicondutor laser.
1981● Lançamento do sistema de vídeo CVC.
● Lançamento da copiadora NP-8500 SUPER, capaz de fazer 135 cópias por minuto.
1982● Lançamento das primeiras copiadoras com cartuchos recarregáveis.
● Lançamento das primeiras máquinas de escrever eletrônicas.
1983● Lançamento do My Card, calculadora do tamanho de um cartão de crédito
1985● Lançamento da BJ-80, primeira impressora inkjet que utilizava tecnologia de jatos de tinta.
1987● Lançamento da CLC-1, copiadora digital totalmente colorida.
1990● Lançamento de uma linha de impressoras do tamanho de um computador portátil.
1995● Lançamento da EOS DCS 3, primeira câmera digital SLR.
1997● Ingressou no segmento de vídeo digital com o lançamento de suas primeiras filmadoras digitais.
2000● Lançamento da IXUS Digital, a menor e mais leve máquina com 2.0 Megapixels do mercado.
2005● Lançamento de sua primeira filmadora de alta definição.
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A filosofia corporativaDesde sua constituição, a CANON destaca-se pelo alto grau de motivação de seus colaboradores, resultado da bem sucedida implantação de planejamento corporativo apoiado em três pilares básicos:
● Uma filosofia de gerenciamento, representada pela expressão japonesa “Kyosei” resumida em “viver e trabalhar unidos para o bem-estar comum”, que acredita que todas as pessoas, independente de raça, religião ou cultura podem trabalhar juntas em harmonia contribuindo para um futuro melhor;
● A aplicação anual de pelo menos 10% do resultado das vendas em Pesquisa & Desenvolvimento (a empresa é a segunda maior dos Estados Unidos em número de patentes e sustenta um investimento diário de US$ 6 milhões em pesquisa e desenvolvimento);
● A proteção contra instabilidades locais, traduzida por forte presença global.
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Em 1996, baseado na filosofia Kyosei, a CANON lançou o Plano de Excelência Global, que tem como objetivo tornar-se, em 2010, uma das 100 marcas com o maior índice e grau de administração, crescendo de forma sustentável contribuindo para o futuro e desenvolvimento de toda uma nação. Em cada linha de produtos que participa a CANON considera como desafio próprio nada menos que atingir seu padrão de excelência de tecnologia em todo o mundo, quase sempre resultando em destacadas posições de liderança nos mercados.
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A evolução visualO primeiro logotipo adotado pela marca era a imagem do Deus Budista da Piedade: Kwanon com 1.000 braços e chamas. Em 1935, não somente o logotipo, mas também o nome da empresa foi modificado para CANON. O logotipo, que representava as perspectivas globais da empresa, foi desenhado por um designer especializado em publicidade, onde a letra C ganhava enorme destaque. Uma nova e sutil mudança ocorreu em 1953. Pouco depois, em 1956 surgiu o logotipo atual da marca CANON. Atualmente, este logotipo com sua coloração vermelho vivo, é reconhecido nos quatro cantos do mundo.
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Os slogansMake it possible with canon. (atual, Japão)
ImageANYWARE. (atual, Estados Unidos)
Delighting You Always. (atual, Ásia)
You Can Canon. (atual, Europa)
Advanced Simplicity. (atual, Oceania)
You Can. (2002)
Cameras in the right hand, business machines in the left. (1967)
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Dados corporativos● Origem: Japão● Fundação: 10 de agosto de 1937● Fundador: Takeshi Mitarai, Goro Yoshida e Saburo Uchida● Sede mundial: Tóquio, Japão
● Proprietário da marca: Canon Incorporated
● Capital aberto: Sim (1949)
● Chairman & CEO: Fujio Mitarai
● Presidente: Tsuneji Uchida
● Faturamento: US$ 34.5 bilhões (2009)
● Lucro: US$ 1.41 bilhões (2009)
● Valor de mercado: US$ 63.6 bilhões (outubro/2010)
● Valor da marca: US$ 11.485 bilhões (2010)
● Presença global: 200 países● Presença no Brasil: Sim● Funcionários: 168.800
● Segmento: Fotografia e Imagem● Principais produtos: Câmeras, faxes, copiadoras, scaners e impressoras
● Slogan: Canon imageANYWARE.● Website: http://www.canon.com/
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O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca CANON está avaliada em US$ 11.485 bilhões, ocupando a posição de número 33 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. Além disso, a CANON é a 216ª maior empresa do mundo de acordo com a Fortune 500 de 2010.
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A marca no mundoAtualmente a CANON, que fabrica além das tradicionais máquinas fotográficas, câmeras de vídeo, fax, copiadoras, scanners, impressoras e equipamentos médicos, comercializa seus produtos em mais de 200 países, empregando 168 mil pessoas. Hoje, mais de 67% do faturamento mundial da empresa de quase US$ 35 bilhões provém de soluções destinadas ao mercado corporativo.
-Você sabia?● Pronuncia-se Canon e não Cânon como muitos falam, pois a marca é japonesa e não americana.
● Em 2003, o primeiro aparelho de Raio-X portátil do mundo, produxido pela empresa, foi usado para reconstruir a face de uma múmia egípcia, que acredita-se ser da Rainha Nefertiti.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).-
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No final desta década, a CANON introduziu uma linha de equipamentos para escritórios, composta por aparelhos como as copiadoras. Na década de 60 a CANON introduziu no mercado várias novidades como a 1ª calculadora com 10 teclas, o Canofax eletrônico (em 1965) e a 1ª fotocopiadora de papel normal (em 1968). A empresa começou a interessar-se pelas máquinas profissionais e desenvolveu a primeira foto-copiadora com papel comum japonesa em 1970. Mais tarde, diversificou-se e alargou as suas atividades com o lançamento das impressoras a laser (LBP) e bubble jet (conhecidas como impressoras BJ) nos anos 80.
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Em 2006 a CANON lançou uma nova campanha publicitária com o slogan imageANYWARE, que simbolizava um ambiente sem fronteiras de pessoas, dispositivos, imagens e informações, o que permitia viver e trabalhar da forma que quiser, a qualquer hora e em qualquer lugar. Era uma afirmação à própria empresa e aos seus clientes de que a CANON não era simplesmente uma empresa de copiadoras e câmeras, mas também capaz de oferecer soluções de imagens totalmente integradas para o ambiente de negócios e doméstico. Atualmente a CANON se destaca pelo desenvolvimento de tecnologias de gerenciamento de documentos e de imagem e pela fabricação de uma ampla variedade de produtos que vão desde câmeras, copiadoras, fax e impressoras, até equipamentos ópticos para a indústria de semicondutores e lentes profissionais para broadcasting.
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A CANON é uma das raras marcas que se pode orgulhar da sua presença no mercado de profissionais e amadores. A vasta gama de soluções de impressão e de gestão de documentos destina-se a uma clientela muito diversificada, desde empresas multinacionais e governos, passando pelos trabalhadores independentes e amadores.
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A linha do tempo1952
● Lançamento da CANON IVSb, primeira câmera de 35 mm com flash sincronizado.
1954
● Desenvolvimento, em parceria com o NHK Science and Technical Research Laboratories, uma câmera especialmente para gravações de televisão.
1958
● Lançamento das primeiras lentes com função zoom para televisão.
1961● Lançamento da 1ª máquina fotográfica “Canonet”, com um novíssimo mecanismo de exposição automática.
1964● Lançamento da Canola 130, primeira calculadora eletrônica de dez teclas do mundo.
1965● Lançamento do Canofax 1000, primeiro aparelho de fax da marca.
1970● Lançamento da NP1100, primeira fotocopiadora da marca.
1973
● Lançamento da primeira copiadora colorida.
1979● Lançamento da LBP-10, impressora que utilizava um semicondutor laser.
1981● Lançamento do sistema de vídeo CVC.
● Lançamento da copiadora NP-8500 SUPER, capaz de fazer 135 cópias por minuto.
1982● Lançamento das primeiras copiadoras com cartuchos recarregáveis.
● Lançamento das primeiras máquinas de escrever eletrônicas.
1983● Lançamento do My Card, calculadora do tamanho de um cartão de crédito
1985● Lançamento da BJ-80, primeira impressora inkjet que utilizava tecnologia de jatos de tinta.
1987● Lançamento da CLC-1, copiadora digital totalmente colorida.
1990● Lançamento de uma linha de impressoras do tamanho de um computador portátil.
1995● Lançamento da EOS DCS 3, primeira câmera digital SLR.
1997● Ingressou no segmento de vídeo digital com o lançamento de suas primeiras filmadoras digitais.
2000● Lançamento da IXUS Digital, a menor e mais leve máquina com 2.0 Megapixels do mercado.
2005● Lançamento de sua primeira filmadora de alta definição.
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A filosofia corporativaDesde sua constituição, a CANON destaca-se pelo alto grau de motivação de seus colaboradores, resultado da bem sucedida implantação de planejamento corporativo apoiado em três pilares básicos:
● Uma filosofia de gerenciamento, representada pela expressão japonesa “Kyosei” resumida em “viver e trabalhar unidos para o bem-estar comum”, que acredita que todas as pessoas, independente de raça, religião ou cultura podem trabalhar juntas em harmonia contribuindo para um futuro melhor;
● A aplicação anual de pelo menos 10% do resultado das vendas em Pesquisa & Desenvolvimento (a empresa é a segunda maior dos Estados Unidos em número de patentes e sustenta um investimento diário de US$ 6 milhões em pesquisa e desenvolvimento);
● A proteção contra instabilidades locais, traduzida por forte presença global.
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Em 1996, baseado na filosofia Kyosei, a CANON lançou o Plano de Excelência Global, que tem como objetivo tornar-se, em 2010, uma das 100 marcas com o maior índice e grau de administração, crescendo de forma sustentável contribuindo para o futuro e desenvolvimento de toda uma nação. Em cada linha de produtos que participa a CANON considera como desafio próprio nada menos que atingir seu padrão de excelência de tecnologia em todo o mundo, quase sempre resultando em destacadas posições de liderança nos mercados.
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A evolução visualO primeiro logotipo adotado pela marca era a imagem do Deus Budista da Piedade: Kwanon com 1.000 braços e chamas. Em 1935, não somente o logotipo, mas também o nome da empresa foi modificado para CANON. O logotipo, que representava as perspectivas globais da empresa, foi desenhado por um designer especializado em publicidade, onde a letra C ganhava enorme destaque. Uma nova e sutil mudança ocorreu em 1953. Pouco depois, em 1956 surgiu o logotipo atual da marca CANON. Atualmente, este logotipo com sua coloração vermelho vivo, é reconhecido nos quatro cantos do mundo.
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Os slogansMake it possible with canon. (atual, Japão)
ImageANYWARE. (atual, Estados Unidos)
Delighting You Always. (atual, Ásia)
You Can Canon. (atual, Europa)
Advanced Simplicity. (atual, Oceania)
You Can. (2002)
Cameras in the right hand, business machines in the left. (1967)
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Dados corporativos● Origem: Japão● Fundação: 10 de agosto de 1937● Fundador: Takeshi Mitarai, Goro Yoshida e Saburo Uchida● Sede mundial: Tóquio, Japão
● Proprietário da marca: Canon Incorporated
● Capital aberto: Sim (1949)
● Chairman & CEO: Fujio Mitarai
● Presidente: Tsuneji Uchida
● Faturamento: US$ 34.5 bilhões (2009)
● Lucro: US$ 1.41 bilhões (2009)
● Valor de mercado: US$ 63.6 bilhões (outubro/2010)
● Valor da marca: US$ 11.485 bilhões (2010)
● Presença global: 200 países● Presença no Brasil: Sim● Funcionários: 168.800
● Segmento: Fotografia e Imagem● Principais produtos: Câmeras, faxes, copiadoras, scaners e impressoras
● Slogan: Canon imageANYWARE.● Website: http://www.canon.com/
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O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca CANON está avaliada em US$ 11.485 bilhões, ocupando a posição de número 33 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. Além disso, a CANON é a 216ª maior empresa do mundo de acordo com a Fortune 500 de 2010.
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A marca no mundoAtualmente a CANON, que fabrica além das tradicionais máquinas fotográficas, câmeras de vídeo, fax, copiadoras, scanners, impressoras e equipamentos médicos, comercializa seus produtos em mais de 200 países, empregando 168 mil pessoas. Hoje, mais de 67% do faturamento mundial da empresa de quase US$ 35 bilhões provém de soluções destinadas ao mercado corporativo.
-Você sabia?● Pronuncia-se Canon e não Cânon como muitos falam, pois a marca é japonesa e não americana.
● Em 2003, o primeiro aparelho de Raio-X portátil do mundo, produxido pela empresa, foi usado para reconstruir a face de uma múmia egípcia, que acredita-se ser da Rainha Nefertiti.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).-
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