
A históriaA JOHNSON & JOHNSON nasceu há mais de um século na pequena cidade de New Brunswick, estado de Nova Jersey. Foi em 1886 que os irmãos Robert, James e Edward Johnson, resolveram montar uma pequena empresa, localizada em uma antiga fábrica de papel de parede as margens do rio Raritan. No início a empresa contava com instalações modestas e apenas 14 empregados. A idéia era criar a primeira fábrica no mundo a produzir uma compressa cirúrgica asséptica, pronta para o uso, que reduzia a ameaça de infecção. Nesta época, as taxas de mortalidade no período pós-operatório chegavam a 90% em alguns hospitais. E não era por acaso. Algodão comum, recolhido do chão das tecelagens, era utilizado durante as cirurgias. Os médicos muitas vezes vestiam um avental já sujo de sangue para operar um paciente.

A compressa que a JOHNSON & JOHNSON criou foi baseada nas teorias então revolucionárias do cirurgião inglês Joseph Lister. Ele identificou a presença de germes no ar, que seriam a principal fonte de infecção nas salas de cirurgias. Robert Johnson se interessou pelas descobertas do cirurgião inglês e estudou uma aplicação prática para elas. Foi então que a JOHNSON & JOHNSON começou a fabricar compressas e a desenvolver novos processos de esterilização. No ano seguinte a empresa publicou seu primeiro catálogo de produtos contendo em 32 páginas itens como emplastros medicinais, suturas e roupas anti-sépticas para uso hospitalar. Foi em 1888, que a empresa, em resposta a tratamentos rápidos de ferimentos que ocorriam com funcionários das estradas de ferro americanas, introduziu no mercado o primeiro Kit de Primeiros-Socorros (First Aid Kit), produto que se tornaria um dos ícones da marca J&J para tratar pequenas lesões e contusões.

Em 1894 a empresa começou a diversificar seus produtos com a introdução do famoso talco com emplastros medicinais. Este produto foi responsável pela entrada da empresa no segmento de cuidados pessoais para bebês quando as mães descobriram os efeitos atenuantes que o talco tinha na delicada pele dos bebês. Ainda nesta década a J&J, como a empresa ficou conhecida, continuou a ampliação de sua linha de produtos com o lançamento da marca Johnson’s Baby (1893), que incluía o famoso talco (JOHNSON'S Baby Powder) e do fio-dental (1898). As primeiras referências a um “fio de seda encerado” para limpar a sujeira dos dentes e das gengivas datam de 1850. O produto só passou a ser produzido em Nylon durante a Segunda Guerra Mundial, pois, com a escassez de matéria-prima, a seda era destinada ao fabrico de pára-quedas. Mas o fio dental só ganharia força e popularidade depois de ter sido lançado pela JOHNSON & JOHNSON.

Em paralelo a empresa desenvolveu compreensivos estudos nos métodos de primeiros-socorros que resultaram em lições e técnicas utilizadas nos dias de hoje nesta área tão importante. O envolvimento da JOHNSON & JOHNSON com o auxílio e suporte em grandes tragédias naturais começou em 1900, quando um devastador furacão na cidade de Gavelston, localizada no estado do Texas, matou mais de 6 mil pessoas e deixou outras milhares feridas. A empresa em resposta as necessidades de produtos medicinais para atender as vítimas, enviou emergencialmente uma enorme quantidade de produtos para o atendimento dos feridos. No ano seguinte a empresa publicou o Johnson’s First Aid Manual, o primeiro livro/manual didático e explicativo com técnicas e métodos aplicados nos primeiros-socorros a vítimas de acidentes e ferimentos que acompanhava seu kit. Ao comemorar 25 anos de fundação em 1911, a JOHNSON & JOHNSON era responsável por aproximadamente 90% da produção de algodão, gazes e bandagens no mundo todo. Em 1919, iniciou sua expansão internacional com a abertura de uma filial no Canadá. Dois anos mais tarde, a empresa deu outro grande passo na diversificação de seus produtos com o lançamento do Band-Aid, uma de suas criações mais usadas e conhecidas no mundo. Em 1924 a empresa inaugurou sua primeira filial no continente europeu na Grã Bretanha; e sua primeira subsidiária em solo africano, na África do Sul em 1930, além de México e Austrália (1931).

Em 1937 a empresa ingressou oficialmente na área de planejamento familiar com a formação da Ortho Products Division, divisão responsável pela produção e desenvolvimento de métodos contraceptivos, que já haviam sido introduzidos no começo da década. Após a Segunda Guerra Mundial a empresa continuou sua expansão internacional ingressando oficialmente no México, África do Sul, Austrália, França, Bélgica, Irlanda, Argentina e Brasil. Em 1959, seria a vez de ingressar no segmento farmacêutico com a aquisição do McNeil Laboratories, que posteriormente viria a produzir o Tylenol e lançá-lo ao consumidor em 1960; e do pequeno laboratório suíço Cilag Chemie. Pouco depois foi a vez do laboratório belga Janssen Pharmaceutica N.V., responsável pelo desenvolvimento de vários medicamentos como o anti-psicótico Haladol ser adquirido pela empresa americana. Ao completar 75 anos de vida em 1962, a JOHNSON & JOHNSON era uma empresa global com 83 fábricas e 30 centros espalhados por 54 países ao redor do mundo.

A partir de meados dos anos 70, sob o comando de James E. Burke, a empresa iniciou uma nova era ingressando em novas áreas da saúde como visão e diabetes, além de estabelecer suas primeiras operações na China e Egito. De 1989 à 1999, a JOHNSON & JOHNSON fez perto de 45 aquisições de empresas e linhas de produtos. Entre as mais importantes estão as compras, em 1994, da marca de cosméticos Neutrogena e dos laboratórios de dermocosméticos ROC, fundado em 1957 pelo visionário farmacêutico francês Jean Charles Lissarrague. Com o crescimento, a JOHNSON & JOHNSON foi se organizando em divisões e subsidiárias, e investindo continuamente em pesquisa e desenvolvimento. Mais recentemente, no mês de dezembro de 2006, a empresa comprou por US$ 16.6 bilhões a Consumer Healthcare da Pfizer, divisão que fabrica produtos para cuidados de saúde livres de prescrição médica como Listerine (formulado pela primeira vez em 1879) e Nicorette. Outras marcas incluídas no negócio são Caladryl (produto no mercado desde 1967, que proporciona alívio dos sintomas provocados pelas picadas de insetos, irritação causada por plantas, para o alívio do ardor, ardência e urticária causados pela queimadura solar ou outras irritações da pele de pequena intensidade), Lubriderm (hidratante), Neosporini (cuidados com a pele), Rogaine (queda de cabelo) Visine (colírio), Sundafed (antigripais), Zantac (antiácidos) e Benadryl (antialérgicos).

A linha do tempo1896
● Lançamento dos primeiros protetores de assentos sanitários.
1921
● Lançamento do JOHNSON’S BABY CREAM (conhecido popularmente no Brasil como Óleo Johnson’s) destinado aos cuidados infantis.1927● Lançamento do absorvente MODESS, um dos primeiros produtos de seu segmento.
1928
● Utilizou pela primeira vez a marca ETHICON em suas suturas cirúrgicas. A marca seria registrada em 1944 e atualmente é utilizada em inúmeros produtos cirúrgicos.
1931
● Lançamento do ORTHO-GYNOL, primeiro contraceptivo em gel.
1937
● Lançamento no mercado brasileiro da marca de preservativos JONTEX.
1947
● Lançamento Das hastes flexíveis JOHNSON’S COTTON TIPPED APPLICATOR, conhecidas popularmente como COTONETES.
1950
● Lançamento do absorvente interno o.b. na Alemanha, desenvolvido por uma médica ginecologista chamada Dra. Judith Esser. A empresa comprou a marca em 1974.
1954
● Desenvolvimento de uma nova fórmula para o xampu Johnson’s Baby, especialmente concebida para garantir elevados padrões de segurança em termos de suavidade e isenta de sabão e álcool. Além disso, o xampu tinha pH balanceado, ideal para o delicado couro cabeludo do bebê. Era o início da famosa linha de produtos JOHNSON’S BABY NO MORE TEARS® (CHEGA DE LÁGRIMAS®, no Brasil), que viria fazer parte da rotina dos cuidados com a saúde e higiene de pais e filhos em todo o mundo. Desde então, muita coisa aconteceu. A embalagem do xampu JOHNSON’S BABY, por exemplo, deixou de ser feita em vidro e ganhou a praticidade do plástico. Com o passar do tempo, outros produtos JOHNSON’S, tanto para crianças quanto para adultos, ganharam o tradicional ícone da gotinha vermelha em seu rótulo, sinal de que ali não há substâncias que irritam os olhos.

1960
● Lançamento de um dos medicamentos mais conhecidos do mundo: TYLENOL.1963● O tradicional taco é vendido em lata pela última vez.
1966
● Lançamento das marcas de absorventes higiênicos CAREFREE e STAYFREE.
1970
● Lançamento do fio dental com sabor.
1984
● Lançamento da SUNDOWN, primeira marca brasileira de protetor solar.1987● Lançamento das lentes de contato descartáveis ACUVUE, que eliminavam a necessidade de limpeza, desinfecção e armazenamento adequado. Inicialmente essas lentes duravam até uma semana. Posteriormente a empresa lançou as lentes de contato de uso único.
1991
● Introdução no mercado do adoçante SPLENDA, feito de açúcar, com gosto de açúcar, mas não era açúcar.
● Lançamento do antibiótico sintético FLOXIN no mercado americano.
● Lançamento do xampu anti-caspa NIZORAL.
● Adquiriu junto a Revlon a marca Clean & Clear, marca de produtos dermatológicos criada em 1957.1994● Aquisição da tradicional NEUTROGENA, empresa de cosméticos fundada em 1930.
● Lançamento do PALMAZ-SCHATZ, primeiro stent coronariano.
1995
● Lançamento do PEPCID AC, anti-ácido para combater problemas estomacais.
1999
● Aquisição da divisão de produtos dermatológicos da SC Johnson, incluindo a marca de cosméticos naturais AVEENO, criada em 1945.2000● Lançamento no Brasil do protetor diário CAREFREE PANTY TANGA, especialmente desenvolvido no mercado nacional para mulheres que usam calcinha tipo tanga ou fio dental.
2002
● Lançamento dos revolucionários adesivos contraceptivos ORTHO EVRA.

Produtos e marcasCada linha de produto é desenvolvida especialmente para atender às necessidades de toda a família. Completa, ela conta com produtos variados, sempre com a garantia da marca JOHNSON & JOHNSON, sinônimo de qualidade, tradição e respeito. A JOHNSON & JOHNSON é proprietária de marcas extremamente famosas, símbolos de confiança para milhões de famílias no mundo inteiro. Entre as marcas mais importantes da empresa estão:
ACUVUE (lentes de contato)
AGAROL (laxante)
AVEENO (cosméticos naturais)
BAND-AID (bandagens adesivas)
BENADRYL (antialérgico)
BENALET (pastilhas para o tratamento auxiliar da tosse e faringite)
BENECOL (laticínios capazes de reduzir o colesterol)
CALADRYL (antialérgico tópico)
CAREFREE (protetores diários de calcinhas)
CLEAN & CLEAR (linha de cuidados com a pele)
COTONETES (hastes flexíveis)
DESITIN (creme para assaduras)
DOLORMIN (analgésico)
JOHNSON’S BABY (linha de higiene e limpeza para bebês)
K-Y (lubrificantes)
LISTERINE (enxagüantes bucais)
MODESS (absorventes higiênicos externos)
MOTRIN (Analgésico e Antitérmico)
MYLANTA (antiácidos)
NEUTROGENA (cosméticos para a pele e os cabelos)
NICODERM (tratamento antitabagista)
O.B. (absorventes higiênicos internos)
ONE TOUCH (controle de diabetes)
PEPCID (antiácidos)
PERFEX (panos de limpeza)
REACH (produtos para higiene bucal diária)
RESPRIN (antigripal)
ROC (produtos dermocosméticos)
SEMPRE LIVRE (absorventes higiênicos externos)
SINUTAB (antigripal)
SPLENDA (adoçantes)
SUNDOWN (protetores solares)
TYLENOL (antitérmicos)

As pesquisas
A inovação é uma das características mais fortes da JOHNSON & JOHNSON. Desde sua origem nos Estados Unidos, a empresa sempre se destacou pela criação de produtos inovadores, resultado de investimentos constantes em pesquisa e tecnologia. Esta mesma filosofia está presente no Brasil. A partir da instalação da primeira fábrica no país, em 1933, a empresa vem lançando diversos produtos pioneiros no mercado brasileiro, como o primeiro absorvente descartável, a primeira escova dental com cerdas de nylon e as primeiras fraldas descartáveis. Não é por acaso que várias marcas da empresa, como BAND-AID, COTONETES, MODESS e SUNDOWN, hoje são sinônimos de produtos. Mas a subsidiária brasileira não se limita a fabricar produtos criados no matriz americana. O país conta com um dos quatro centros de pesquisa da JOHNSON & JOHNSON existentes no mundo. Localizado no Parque Industrial de São José dos Campos, o Centro de Pesquisa e Tecnologia (CPT) brasileiro supre todo o mercado latino-americano na busca de novos produtos, métodos de trabalho e processos de análise e fabricação. O CPT também é o único no mundo a realizar pesquisas sobre determinados produtos, como o protetor solar SUNDOWN e as fraldas JOHNSON’S baby. A J&J investe anualmente aproximadamente US$ 7 bilhões nas áreas de pesquisas e desenvolvimento de produtos.

O credoO General Robert Wood Johnson, filho do fundador da empresa e que transformou a JOHNSON & JOHNSON, inicialmente uma pequena empresa familiar, em um empreendimento global, tinha uma visão muito clara das responsabilidades da empresa, que vão muito além da simples fabricação e comercialização de produtos. Em 1935, em um panfleto intitulado “TRY REALITY”, ele pedia aos seus sócios que incorporassem o que chamava de “uma nova filosofia industrial”. Ele definiu essa filosofia como as responsabilidades da empresa em relação aos clientes, funcionários, associações e distribuidores. Contudo, somente oito anos depois, em 1943, escreveu e publicou o famoso CREDO da JOHNSON & JOHNSON, um documento de uma página descrevendo, detalhadamente essas responsabilidades:
“Nós somos responsáveis para com nossos empregados, homens e mulheres que conosco trabalham em todo o mundo. Cada um deve ser considerado em sua individualidade. Devemos respeitar sua dignidade e reconhecer seus méritos. Eles devem sentir-se seguros em seus empregos. A remuneração deve ser justa e adequada e o ambiente de trabalho limpo, ordenado e seguro. Devemos ter em mente maneiras de ajudar nossos empregados a atender às suas responsabilidades familiares. Os empregados devem sentir-se livres para fazer sugestões e reclamações. Deve haver igual oportunidade de emprego, desenvolvimento e progresso para os qualificados. Devemos ter uma administração competente, e suas ações devem ser justas e éticas”.

Logo percebeu que o CREDO havia sido aceito por sua empresa, e pediu à diretoria que fosse aplicado no trabalho diário. A empresa apoiou-se na filosofia do CREDO durante anos, e em nenhum momento isso foi tão evidente quanto durante as crises do TYLENOL em 1982 e 1986, quando o produto foi adulterado com cianureto e usado como uma arma mortal. Com o nome e a reputação da JOHNSON & JOHNSON em jogo, os diretores e funcionários tomaram inúmeras decisões que foram inspiradas na filosofia incorporada no CREDO. A reputação da empresa foi preservada e o mercado e a confiança no TYLENOL recuperados.

Ícones publicitáriosO Homenzinho Azul, que nos anúncios da JOHNSON & JOHNSON aparecia enrolado em uma toalha saindo do banho rebolando e cantando, foi criado em 1978, por Edmar Salles, da agência Lowe Lintas, e animado por Walbercy Ribas, para comunicar a marca de hastes flexíveis COTONETES. O comercial de estréia, que fazia parte de uma campanha com o objetivo de reforçar o conceito de hastes flexíveis conquistou Leão de Bronze no Festival de Cannes do mesmo ano. O objetivo da campanha, que tinha como tema “Gente grande também precisa de carinho”, era mostrar que o produto tinha outros usos além dos cuidados infantis. Desde então, a empresa já produziu mais de 20 filmes com o personagem que ainda hoje ilustra a embalagem dos tradicionais Cotonetes Johnson & Johnson. Hoje, esse gordinho, careca e simpático é visto pelos consumidores como uma figura bem resolvida por não ceder à pressão dos padrões estéticos.

Na década de 80, a subsidiária brasileira da JOHNSON & JOHNSON resolveu criar uma mascote para a marca BAND-AID com o objetivo de mostrar às crianças que elas poderiam brincar sem o medo de se machucar, pois caso isso acontecesse bastaria a mamãe colocar um BAND-AID por cima do ferimento que o problema estaria resolvido. O simpático personagem foi batizado de DODÓI. A princípio, ilustrava as caixas do produto, depois começou a vir de brinde, na forma de um adesivo de plástico fofinho, que tinha uma espuminha por dentro.

Dados corporativos● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1886
● Fundador: Robert, James e Edward Johnson
● Sede mundial: New Brunswick, New Jersey
● Proprietário da marca: Johnson & Johnson Inc.
● Capital aberto: Sim (1944)
● Chairman & CEO: William C. Weldon● Faturamento: US$ 61.6 bilhões (2010)
● Lucro: US$ 13.3 bilhões (2010)
● Valor de mercado: US$ 184.4 bilhões (julho/2011)
● Valor da marca: US$ 4.155 bilhões (2010)
● Subsidiárias: 250
● Presença global: + 175 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 114.000
● Segmento: Farmacêutico
● Principais produtos: Medicamentos, produtos de cuidados pessoais e medicinais● Marcas importantes: Band-Aid, Listerine, Tylenol, Johnson’s Baby, Sundown, Carefree
● Principais concorrentes: P&G, Bayer, Pfizer, Novartis e Eli Lilly
● Ícones: O tradicional logotipo vermelho
● Slogan: The Family Company.
● Website: http://www.jnj.com/
O valorSegundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca JOHNSON & JOHNSON está avaliada em US$ 4.155 bilhões, ocupando a posição de número 75 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. A empresa também ocupa a posição de número 40 no ranking da revista FORTUNE 500 (empresas de maior faturamento no mercado americano) de 2011.

Em 1978 o protetor diário de calcinha CAREFREE, resultou em outra inovação no bem-estar da mulher. Em 1981, o lançamento do absorvente interno o.b., proporcionou muito mais liberdade às mulheres. Em 1984, a chegada de SUNDOWN ao mercado iniciou as discussões sobre a necessidade de cuidados com a pele durante exposição ao sol. E em 1989 com o lançamento da primeira fralda descartável com flocgel, que proporcionava muito mais absorção. O complexo industrial de São José dos Campos, inaugurado em 1957, possui 150 mil metros quadrados de área construída, composta por 11 fábricas, um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, armazéns, oficinas, centro social, escritórios e outros setores. Atualmente está instalada em uma área de 1 milhão de metros quadrados, da qual, 700 mil m2 são de área verde, onde trabalham aproximadamente 3 mil pessoas. No final de 2009 a empresa vendeu a marca de preservativos JONTEX para a Hypermarcas. A empresa utiliza no Brasil o slogan “A vida inteira com você”, que faz parte de ações que começou em 2000, quando a empresa decidiu mudar um pouco seu jeito de entender o consumidor e se aproximar cada vez mais dele. De lá para cá, foram diversos projetos desenvolvidos com o objetivo de promover uma maior interação dos consumidores de todas as classes sociais com os produtos da empresa.

A marca no mundoAtualmente a JOHNSON & JOHNSON, oitava maior indústria farmacêutica do mundo, está estruturada em quatro grandes setores: Produtos Farmacêuticos, Produtos OTC/Nutracêuticos, Produtos Médico-Hospitalares e Produtos de Consumo, possuindo 250 subsidiárias sediadas em 60 países nos cinco continentes, sendo uma das maiores empresas de cuidados pessoais e medicinais do planeta. Empregando 114 mil pessoas, das quais 47 mil somente nos Estados Unidos, em 2010 a empresa faturou mais de US$ 61 bilhões. Seus produtos são comercializados em mais de 175 países e muitos deles são líderes absolutos de mercados em seus segmentos.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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